2012/05/28

CDLXXVIII

CAMPEONATO NACIONAL ESCOLAR DE XADREZ
NXVSC-DIDAXIS CLASSIFICA-SE EM 5º LUGAR
INSTITUTO PEDRO HISPANO FAZ A DOBRADINHA
Para mais tarde recordar...
Fotografia de grupo de alunos participantes e professores responsáveis de cada escola.
Parabéns!
Uma justa homenagem aos alunos que representaram as cores do NXVSC-Didáxis na sua estreia no Desporto Escolar:
(Da esquerda para a direita)
Nuno Marques, Luís Fernandes, Ana Cláudia Marques e Pedro Lanzinha.
Parabéns!

NXVSC-Didáxis em ação no Campeonato Coletivo em que se classificou em 5º lugar!
Parabéns!
O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se no Pavilhão da Escola EB 2,3 D. Paio Peres, em Tavira, nos dias 25, 26 e 27 de Maio, envolvendo a participação de 40 atletas provenientes das Direções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.

A delegação do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis foi constituída por 4 alunos acompanhados pela professora Mariana Faria.

Sob a direção do Coordenador Nacional José Cavadas, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em nove sessões, em que cada jogador dispunha de 20 minutos por partida.
João Vicente (Instituto Pedro Hispano - Soure) foi o grande vencedor e Nuno Marques (NXVSC-Didáxis) classificou-se em 24º lugar absoluto ex-aqueo (4 vitórias e 5 derrotas) destacando-se como a
melhor prestação individual dos alunos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis. Pedro Lanzinha e Luís Fernandes classificaram-se em 31ºlugar ex-aqueo (3 pontos em 9 possíveis) e Ana Cláudia Marques posicionou-se em 38º lugar.

Coletivamente o NXVSC-Didáxis, depois de alcançar o título coletivo distrital e regional alcançou o 5º lugar absoluto a nível nacional com alunos que se estrearam no presente ano letivo na modalidade de Xadrez Escolar! A Escola vencedora, pelo segundo ano consecutivo, foi o Instituto Pedro Hispano – Soure com uma performance 100% vitoriosa. Este torneio foi disputado, a 5 tabuleiros em que cada jogador dispunha de 10 minutos por partida, entre as melhores Escolas representantes de cada Direção Regional.

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direções Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.). A montagem dos «nacionais» estudantis – iniciativa de grande importância, fundamental, no fomento da prática desportiva entre os jovens dos ensinos básico e secundário, com reflexos naturais na participação dos mesmos nas atividades do movimento associativo – envolveu as estruturas do ministério a nível central e regional e as equipas das escolas de Tavira que se mobilizaram no aspeto técnico e organizativo.

Mais informações:
http://chess-results.com/tnr73273.aspx?art=1&lan=10&turdet=YES
http://chess-results.com/tnr73889.aspx?art=0&lan=10&turdet=YES
https://picasaweb.google.com/josecavadas/CNXADREZ2012