2012/06/09

CDLXXX

MATCH DE DESEMPATE

FASE FINAL DISTRITAL ABSOLUTO DE XADREZ
LUÍS SILVA SAGRA-SE CAMPEÃO

No passado dia 9 de junho realizou-se o match de desempate do Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez, na Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis, para se definir o campeão distrital absoluto 2012.
O match foi entre dois colegas da jovem equipa famalicense Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis: Bruno Gomes, que defendia o título conquistado na época anterior, e Luís Silva…

A arbitragem deste evento público esteve a cargo do recém-eleito presidente da AXDB, Carlos Dias, e as anotações e análises de cada partida foi da responsabilidade do professor responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira.

Para efeitos de desempate estava previsto a disputa de quatro partidas semirrápidas em ritmo de 30 minutos mais 5 segundos de incremento por lance efetuado, por jogador para toda a partida.

Luís Silva venceu o primeiro jogo e no segundo jogo com a partida “quase perdida” conseguiu empatar com “engenho” o que lhe dava um ligeiro conforto para as duas últimas partidas do match... No entanto, Bruno Gomes mostrou que “ainda tinha uma palavra a dizer” após vencer a terceira partida de forma convincente num “final de peões”. Como os critérios de desempate na classificação final do Campeonato Distrital Absoluto favoreciam Bruno Gomes, bastava-lhe um empate na derradeira partida para se sagrar bicampeão distrital! No entanto, Luís Silva aproveitou um erro num “final de Torres” por parte de Bruno Gomes e não desperdiçou a vantagem selando a contenda em 2,1-1,5 a seu favor!

A realização deste evento caracterizou-se por mais uma jornada de propaganda do “jogo das 64 casas” no distrito de Braga em que o lema “Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho" foi sem dúvida nenhuma alcançado, perante emoções que se viveram até ao último segundo já que foram necessárias disputar as quatro partidas do match denotando-se um nível elevado, combativo e onde o equilíbrio foi a nota dominante.


O início do match que começou às 15h00...

O fim do match que terminou às 19h30m com as quatro partidas disputadas...
Carlos Dias, atual presidente da AXDB, foi o árbitro.
Parabéns!

BRUNO GOMES. ELO: 1938.
NXVSC-DIDÁXIS
PONTOS: 1,5
LUÍS SILVA. ELO: 2055
NXVSC-DIDÁXIS

PONTOS: 2,5

1ª partida: Bruno Gomes - Luís Silva (0-1)
2ª partida: Luís Silva - Bruno Gomes (0,5-0,5)

3ª partida: Bruno Gomes - Luís Silva (1-0)
4ª partida: Luís Silva - Bruno Gomes (1-0).

"Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho."