2012/06/02

CDLXXIX


CAMPEONATO DISTRITAL ABSOLUTO DE XADREZ

NXVSC-DIDAXIS IMPERIAL
NXVSC-Didáxis vincou (mais uma vez) a sua supremacia!
Parabéns!
Da esquerda para a direita (em cima):
Rui Pedro Gomes, Inês Machado Oliveira, Ivo Dias, Professor Mário Oliveira.
Da esquerda para a direita (em baixo):
Bruno Gomes e Luís Silva.

A mais importante prova do calendário distrital 2011/2012, Campeonato Distrital Individual Absoluto de Braga, iniciou-se no dia 28 de abril e prolongou-se até ao dia 26 de maio, aos sábados à tarde, na Escola E.B. 2,3 João de Meira-Guimarães.

Com a participação dos 36 melhores atletas do Distrito, o grande destaque foi para dois atletas do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis que terminaram empatados no 1º lugar: Bruno Gomes, atual detentor do título, e Luís Silva com 6,5 pontos em 8 possíveis.Desta forma, no próximo dia 9 de junho disputar-se-á, na Sala de Xadrez do NXVSC-Didáxis, um torneio de desempate entre os empatados, à melhor de 4 partidas semirrápidas em ritmo de 30 minutos mais 5 segundos de incremento por lance efetuado, por jogador para toda a partida. Desta forma, a conquista do troféu distrital individual mais cobiçado vai, mais uma vez, para um atleta do NXVSC-Didáxis constituindo mais um feito inédito na história deste clube de xadrez famalicense.

O NXVSC-Didáxis mostrou o seu domínio avassalador neste torneio, ao conquistar os cinco lugares cimeiros na tabela classificativa: Ivo Dias, Rui Pedro Gomes e Inês Machado Oliveira classificaram-se, respectivamente, em 3º, 4º e 5º lugares!

A delegação do NXVSC-Didáxis foi constituída por mais 5 atletas: Yaroslav Minakov e Luís Romano (13º lugar ex-aqueo); Carlos Marco Pereira e Pedro Ferreira (19º lugar ex-aqueo) e Carlos Azevedo (30º lugar ex-aqueo).

Em paralelo a este evento, decorreu um Curso de qualificação de Treinadores de nível II, cujo prelector foi o Mestre Internacional de Xadrez António Fróis, Treinador FIDE (Federação Internacional de Xadrez). A formação contou com a inscrição do professor responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira, tendo sido aprovado com distinção e certificado como Treinador da Federação Portuguesa de Xadrez (nível II). Nas sessões foram abordados os temas: Pedagogia do Desporto; Técnicas de treino no clube: Finais, Táctica, Estratégia e Aberturas de Xadrez; Promoção de ambientes positivos de aprendizagem do jogo de Xadrez; Importância da dinamização de um núcleo de xadrez; Resolução de exercícios: tácticos e finais.Da avaliação final constou a apresentação prática de um treino de Xadrez e a resolução de 16 testes com questers de escolha múltipla e questers de resposta aberta.

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos atletas do NXVSC-Didáxis, nomeadamente dos treinos ministrados às sextas à noite que visaram uma preparação adequada para os campeonatos que decorreram ao longo da época desportiva 2011/2012.

Mais informações: http://chess-results.com/tnr71584.aspx?art=1&lan=10