2012/09/10

CDXCVI


OLíMPIADAS DE XADREZ  2012
INÊS MACHADO OLIVEIRA obtém título WCM

Inês Machado Oliveira alcançou o título de WCM e, na sua estreia, acabou por obter a melhor prestação na Seleção Feminina!
Parabéns!

A 40ª edição das Olimpíadas de Xadrez decorreu de 27 de agosto a 10 de setembro de 2012, este ano realizada em Istambul na Turquia. Este evento que se realiza de 2 em 2 anos, é o maior evento de Xadrez do mundo, juntando mais de 160 países e 1000 participantes destacando-se como um record de participação.

A seleção absoluta portuguesa conseguiu melhorar quatro posições em relação ao ranking inicial, classificando-se em 60º lugar, com 12 pontos em 22 possíveis (6 vitórias e 5 derrotas) em 150 equipas. O capitão Seleção, MI Luí Santos, destaca que: “o objetivo que tinha traçado para estas Olimpíadas (terminarmos em 50º) não foi cumprido, mas conseguimos outras pequenas vitórias: conseguimos ganhar 25 pontos de rating, uma ótima vitória contra a Bélgica e três boas vitórias contra a Birmânia, País de Gales e Quirguistão. Relativamente ao resto dos resultados, só tivemos um manifestamente mau  – a derrota contra a  Venezuela. Destaco também o facto de termos conseguido mais vitórias que derrotas, e os bastantes pontos de tabuleiro que conseguimos ao longo do campeonato”.

A seleção feminina portuguesa classificou-se em 55º lugar em 127 equipas, três lugares abaixo da posição inicial, obtendo 12 pontos em 22 possíveis (6 vitórias e 5 derrotas). O capitão da Seleção, MI Fernando Silva, referiu que a prestação da Seleção Feminina “satisfez os mínimos”, destacando que “conseguimos mais vitórias que derrotas, o que é sempre positivo, mas foi pena o facto de que em cada resultado (sendo vitória ou derrota) tivemos sempre uma atleta que perdeu, o que não ajudou para os pontos de tabuleiro. Relativamente às atletas, destacou, pela positiva, que “as jogadoras Margarida Coimbra e Maria Inês Oliveira estiveram bastante bem, jogando boas partidas e contribuindo com muitos pontos para a equipa”. De realçar o facto da melhor performance individual da Seleção foi da jovem famalicense, a estreante Inês Machado Oliveira, obtendo 6 pontos em 10 possíveis (3 vitórias, 6 empates e 1 derrota). Para além de ser a única atleta a somar pontos de rating (29 pontos de elo FIDE), também conquistou o título de WCM (Women Candidate Master)!

Relativamente a resultados finais, o vencedor do Torneio Absoluto foi a Arménia com 19 pontos, sendo que os restantes lugares do pódio foram preenchidos pela Rússia e pela Ucrânia. Esta foi uma vitória surpreendente, tendo só sido decidida na última sessão! O Torneio Feminino terminou com uma vitória por parte da equipa Russa com 19 pontos, seguida da China em segundo lugar e da Ucrânia em terceiro lugar. Este campeonato também foi bastante disputado, sendo que os vencedores também só foram conhecidos na 11ª e última sessão!
A Seleção Absoluta em ação! 
Na 10ª sessão, contra a Bélgica, os atletas portugueses alcançaram uma excelente vitória por 2,5-1,5.
(Da esquerda para a direita: Jorge Ferreira, Ruben Pereira, António Fernandes)

A seleção feminina em ação acompanhada pelo capitão MI Fernando Silva!
((Da esquerda para a direita: Sara Monteiro, Inês M.Oliveira, Margarida Coimbra e Catarina Leite)


Rúben Pereira alcançou a melhor prestação individual da Seleção Absoluta: 6,5 pontos em 10 possíveis!
Parabéns!
  
Mais informações:
http://www.fpx.pt (sítio oficial da Federação Portuguesa de Xadrez)
http://www.chessolympiadistanbul.com/ (sítio oficial do evento)