2012/08/23

CDXCI

IRMÃS MACHADO OLIVEIRA ENTREVISTADAS

Divulgamos, no âmbito do tema "Pequenas Entrevistas" apresentado na página facebook da Federação Portuguesa de Xadrez, a entrevista às atletas do NXVSC-Didáxis (Inês, Alice e Elisa Machado Oliveira) conduzida por Ana Ferreira (Direção da FPX, ana.ferreira@fpx.pt).


Da esquerda para a direita:
Elisa Machado Oliveira (Campeã Nacional Sub-08), Alice Machado Oliveira (Campeã Nacional Sub-10) e Inês Machado Oliveira (Vice-Campeã Nacional).

"
Desta vez nas nossas breves entrevistas, não temos uma entrevistada mas sim 3 ao mesmo tempo! Fomos entrevistar as irmãs Oliveira, que representam o Clube NX Vale de S. Cosme Didáxis e que passamos a apresentar:

A Maria Inês Oliveira, a nossa jogadora olímpica mais nova e que irá representar a selecção feminina nas Olimpíadas em Istambul. É uma jogadora jovem que tem dado provas do seu valor e evolução! Tem 1927 de elo FIDE e é neste momento a 6ª jogadora em termos de Elo Fide a nível nacional feminino, tendo sido Vice-Campeã Nacional Feminina em 2011.

A Maria Alice Oliveira é a irmã do meio, e que também tem evoluído bastante. Pertence ao escalão sub-10, tem neste momento 1410 de elo FIDE e foi campeã absoluta no escalão de sub-8 no ano de 2011 com uma performance de 6 em 7 e é atualmente campeã nacional no escalão Sub-10.

A Maria Elisa, a mais nova das manas, é a atual campeã nacional sub-8 (elo FPX de 1060) e tem acompanhado as irmãs em todos os torneios, seja de jovens ou nos campeonatos nacionais femininos.

Pergunta 1: Quem começou a jogar Xadrez? Como é que aprenderam?

Inês: Inicialmente, fui eu que comecei a jogar e à medida que fui jogando mais torneios e como as minhas irmãs me acompanhavam, elas sentiram que gostariam de também de experimentar a modalidade. Quem me ensinou foi o Professor Mário Oliveira, o responsável do meu Clube quando tinha 10 anos de idade.

Alice: Eu comecei a jogar xadrez aos 6 anos e quem me ensinou a jogar foi o meu pai e a minha irmã Inês!

Elisa: Eu comecei a interessar-me pelo jogo aos 3 anos de idade, mas foi aos 5 que aprendi melhor as regras com o Professor Mário e com as minhas irmãs!

Pergunta 2: Como é que é lá em casa, costumam jogar umas com as outras? As mais pequenas aprendem com a mana mais velha?

Inês: Sim, costumamos jogar umas contra as outras e sempre que se proporciona tento passar alguns dos meus conhecimentos para cada uma delas.

Pergunta 3: É verdade que a mana vos ajuda, Alice e Elisa? Vocês costumam jogar uma contra a outra?

Elisa: Quando erámos mais pequenas jogávamos muito uma contra a outra, a toda a hora até antes do jantar! Mas eu perdia sempre…

Pergunta 4: Quais são os vossos objectivos no xadrez?

Elisa: Eu gosto muito de jogar e quero ganhar muito elo FIDE para um dia poder ir às Olimpíadas!

Alice: O meu objectivo é ser campeã mundial de xadrez! Tenho andado a estudar para evoluir cada vez mais e mais!
Inês: O meu objectivo é continuar a representar Portugal nas Olimpíadas e alcançar um título internacional.

Pergunta 5: Quais são as tuas expectativas para a tua primeira Olimpíada Inês?

Inês: Vai ser com certeza uma boa experiência e vou procurar dar o meu melhor em cada uma das partidas!

Pergunta 6: O que gostam de fazer nos vossos tempos livres, sem ser xadrez, manas Elisa e Alice?

Alice: Gostamos muito de fazer ginástica (a roda, a cambalhota) e andar de patins e trotinete!

Elisa: Também gostamos muito de saltar à corda e jogar às cartas!

Pergunta 7: Em que ano e área estás Inês? E qual é o curso que queres escolher no futuro?

Inês: Vou para o 11º ano e estou em Ciências e Tecnologia. Ainda não sei qual é o curso que quero escolher, mas ainda tenho tempo para escolher!

Um muito obrigada às manas pela entrevista interactiva e que continuem a jogar xadrez! Boa sorte para as 3!

"