2012/08/19

CDLXC

XII Mundial de Xadrez Universitário
 realiza-se em Guimarães


Decorreu no dia 19 de agosto, no Largo da Oliveira, em pleno centro histórico vimaranense (Centro Histórico da cidade de Guimarães, Património da Humanidade e, este ano, oficialmente considerada como Capital Europeia da Cultura) a cerimónia de abertura que teve início às 21h30m. O "pontapé de saída" foi dado pelo reitor da Universidade do Minho e este evento foi "colorido" com a participação da Gatuna (Tuna feminina da Universidade do Minho) e pelos Bomboémia (Grupo de Percurssão da Universidade do Minho).
De seguida, os 62 participantes(40 masculinos e 22 femininos) apresentaram-se à cidade de Guimarães onde disputarão os títulos mundiais universitários absoluto e feminino durante a próxima semana (20 a 26 de agosto).

O local dos jogos será no Pavilhão da Universidade do Minho-Guimarães, junto ao local onde os atletas estarão hospedados (Residência Universitária). Este torneio subdividido em duas provas (absoluta e feminina) inclui 31 titulados FIDE: 5 GM, 4 IM, 6 FM,  6 WGM, 3 WIM, 4 WFM .
Nos três primeiros dias realizar-se-ão 3 jornadas duplas (20, 21 e 22 de agosto) e nos 3 dias seguintes apenas uma sessão (23, 24 e 25 de agosto), o que totalizará 9 sessões que prometem emoções fortes até ao último minuto!...

A seleção portuguesa é constituída pelos estudantes:
Masculinos:
- António Vasques (2214)
- André Viela (2183)
- Pedro Rodrigues (1960) 
- Lucas Silva (1938).
Femininos:
- Susana Ferreira (1698)  
- Marta Martins (1621)
- Joana Ribeiro (1427).
Técnico FPX:
Vitorino Ferreira.
FADU DTD:
Paulo Oliveira.

Este grandioso evento é uma organização da Universidade do Minho e da Associação Académica da Universidade do Minho, em parceria com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), sob a égide da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) contando com a estreita colaboração da Federação Portuguesa de Xadrez.

À partida, Rússia e a China apresentam-se como principais favoritos ao título combinado das Nações em que pontuam os 3 melhores jogadores de cada país sendo, no mínimo, obrigatoriamente um do sexo masculino e um do sexo feminino.


Mais informações:
http://www.fpx.pt/provas/universitario/ (JOGOS EM DIRETO)
http://chess.wuc2012.uminho.pt/index.php (PÁGINA OFICIAL DO EVENTO)