2012/08/12

CDLXXXIX


Fase Preliminar do Campeonato Nacional Absoluto Individual
Luís Silva vence e convence a elite nacional escaquística
Bruno Gomes apura-se (também) para a Fase Final

O 68.º Campeonato Nacional Individual Absoluto Fase Preliminar (CNIA), organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do AXIS Porto Business & Spa Hotel, disputou-se de 4 a 12 de Agosto, nas instalações do referido hotel, em Matosinhos.
Esta prova serviu de apuramento ao Campeonato Nacional Individual Absoluto 2012/2013 – Fase Final e juntou muitos jovens jogadores com outros jogadores mais experientes, almejando a garantia de um lugar em futuras Fases Finais.
Os jovens atletas famalicenses do NXVSC-Didáxis, Luís Silva e Bruno Gomes, atingiram um feito inédito e notável ao garantirem a presença, das três vagas de acesso, na Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto de 2012/2013, estando entre os 10 que ombrearão pelo título de Campeão Nacional na próxima época escaquística! Luís Silva, atual Campeão Distrital Absoluto, venceu invicto, obtendo 6 vitórias e 3 empates (7,5 pontos), e levou para “casa” um prémio monetário de 200 euros caracterizando esta grande vitória como “a mais importante de sempre na minha carreira xadrezística. Bruno Gomes, atual Vice Campeão Distrital Absoluto, arrecadou 100 euros e classificou-se em 3º lugar (7 pontos) com os mesmos pontos, mas pior coeficiente de desempate (confronto direto), que o 2º classificado, candidato a Mestre Nacional Pedro Rego (Clube TAP).
A delegação do NXVSC-Didáxis foi, também, representada pela mais jovem representante da Seleção Nacional Sénior Feminina, Inês Machado Oliveira, que alcançou um fantástico 7º lugar (6 pontos em 9 possíveis) com uma excelente performance final! Ivo Dias (26º cabeça de série) e Rui Pedro Gomes (34º cabeça de série) mostraram o bom momento de forma que atravessam ao classificarem-se em 13º e 26º lugares, respetivamente. As “mundialistas” Alice e Elisa Machado Oliveira foram as mais jovens participantes neste Torneio e classificaram-se em 46º e 47º lugares, respetivamente, e os objetivos inicialmente propostos foram plenamente atingidos, pois visaram uma preparação sustentada na disputa de partidas lentas (1h30m com 30 segundos de incremento) para o Campeonato do Mundo de Jovens de Xadrez que se realizará no próximo mês de novembro na cidade eslovena Maribor.
As grandes expectativas depositadas neste evento foram mais uma vez ultrapassadas pelos resultados obtidos por parte dos jovens atletas famalicenses do NXVSC-Didáxis, perspetivando-se um crescente domínio no panorama escaquístico nacional já na próxima época desportiva!
Delegação do NXVSC-Didáxis (da esquerda para a direita):
Rui Pedro Gomes, Inês M. Oliveira, Ivo Dias, Alice M. Oliveira, Luís Silva, Elisa M. Oliveira e Bruno Gomes.
Parabéns!

Pódio Absoluto (da esquerda para a direita):
Bruno Gomes, Luís Silva e Pedro Rego.
Parabéns!


Todas as partidas, resultados e informações podem ser consultados em:

1 Comments:

Anonymous Luís Romano said...

Parabéns a estes dois grandes campeões! De facto, um grande feito que mostra que o trabalho acaba sempre por dar frutos. A restante comitiva da Didáxis também está de parabéns, pois tiveram uma boa prestação. E finalmente, parabéns ao Prof. Mário porque está a fazer crescer imenso a nossa equipa. Tem muito mérito nas nossas vitórias!
Um grande abraço para todos!
Luís Romano

agosto 13, 2012  

Enviar um comentário

<< Home