2022/09/12

MLXVIII

 

Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto, Feminino e Amador

Mariana Silva Campeã Nacional de Semi-Rápidas

Mariana Silva Vice-Campeã Nacional de Rápidas

Mantendo a tradição dos últimos anos, o xadrez volta a associar-se aos eventos de uma Cidade Europeia do Desporto e desta vez a honra coube a Leiria, que será a capital da modalidade entre os dias 11 e 19 de setembro, com a realização dos Campeonatos Nacionais Absoluto, Feminino e Amador. Ao todo, estarão 220 xadrezistas a participar em 10 competições distintas, sempre nas instalações do Estádio Municipal de Leiria.

Esta festa do xadrez começou já neste domingo da parte da tarde, dia 11 de setembro, com a realização dos Campeonatos Nacionais Femininos nos ritmos de Semi-Rápidas e de rápidas. Seis anos depois de se ter estreado na conquista de títulos nacionais de Semi-Rápidas, a atleta Mariana Silva, que veste as cores do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, voltou ao trono na especialidade!


Mariana Silva (CX A2D) terminou a prova isolada, com 5 pontos nas seis rondas, e na segunda posição ficou Camila Avelino (ADRC Mata de Benfica), com 4,5 pontos, os mesmos de Victoria Cymbron (NS São Miguel), que fechou o pódio absoluto de acordo com os critérios de desempate.

Da parte da noite, decorreu em ritmo de Rápidas o Campeonato Nacional Feminino que teve como vencedora a jovem açoriana Victoria Cymbron (NS São Miguel) que mostrou um talento especial para o xadrez jogado em ritmo mais acelerado e obteve um registo exemplar de 10 pontos, pois ganhou todas as 10 partidas efetuadas. Assim sendo, Mariana Silva (CX A2D) alcançou o Vice-Título nacional com 8,5 pontos e Maria Elisa  Oliveira (GDDF) fechou o pódio absoluto com 6,5 pontos.

O Nacional Feminino de Semi-Rápidas e Rápidas não se realizavam há duas épocas, devido à pandemia de Covid-19, e este regresso foi saudado pelas jogadoras, com campeonatos muito bem disputados.


Terminados os Nacionais em ritmos mais rápidos as jogadoras voltam aos tabuleiros para a realização, no mesmo local, do Campeonato Nacional Feminino – vertente lentas, entre os dias 12 e 16 de setembro.

Também, a partir de segunda-feira, dia 12, começa a mais importante competição do certame, o Campeonato Nacional Absoluto, com 10 dos melhores jogadores portugueses a disputarem o título nacional. Este campeonato estende-se até ao dia 19 de setembro, com rondas diárias, com a exceção do dia 14, em que se realizarão duas jornadas. Entre os dias 15 e 17 setembro estarão em ação os jogadores amadores, designação dada pela Federação Internacional de Xadrez aos xadrezistas com pontuação Elo inferior a 2000 pontos. São duas as categorias envolvidas nestes campeonatos em ritmo clássico, a dos jogadores até 1999 pontos Elo e a dos jogadores até 1600 pontos Elo e ambos os torneios disputam-se em cinco rondas, sendo que no dia 16 teremos ronda dupla. Os amadores voltam aos tabuleiros no dia 18, aí para jogarem em ritmo mais acelerado. De manhã, a partir das 10.30 horas, teremos os campeonatos de partidas rápidas e à tarde, a partir das 15 horas, é a vez das competições de Semi-Rápidas.

A realização destes campeonatos está a suscitar grande interesse na região leiriense e os próprios organizadores da “Leiria Cidade Europeia do Desporto” mostram-se satisfeitos por receberem o xadrez, uma modalidade com muita implantação no distrito de Leiria.

 

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr666856.aspx?lan=10&art=1&rd=6&fed=POR

https://chess-results.com/tnr666857.aspx?lan=10&art=1&fed=POR