2022/07/05

MLXII

 

Olimpíada Feminina de Xadrez: Portugal é o n.º 58

Inês Silva e Mariana Silva convocadas pela terceira vez consecutiva

 

Após encerrado o período de inscrições, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) já estabeleceu a ordem das várias seleções na 44.ª Olimpíada de Xadrez, que decorrem em Chennai (Índia), entre os dias 28 de julho e 9 de agosto. Este Torneio reunirá mais de 100 países, constituindo-se como o evento xadrezístico coletivo mais importante a nível mundial, cuja primeira edição decorreu em 1928, e na atualidade realiza-se de dois em dois anos.

No torneio feminino participam 162 seleções e Portugal tem o número 58 à partida. Efetuada a convocatória, pelo selecionador nacional, o mestre FIDE António Pereira dos Santos, e definidas as disponibilidades das jogadoras, a seleção de Portugal contará com as seguintes xadrezistas:

- MIF Jussara Chaves (O Amanhã da Criança)

- MFF Filipa Pipiras (EX Porto/Colégio Efanor)

- CMF Mariana Silva (CX A2D)

- CMF Ana Inês Silva (CX A2D)

- Camila Avelino (ADRC Mata de Benfica).

O capitão de equipa será o Mestre Internacional Sérgio Rocha.

À semelhança do conjunto absoluto, a seleção feminina de Portugal mistura experiência e juventude, destacando-se a estreia em Olimpíadas da atual número 1 e campeã nacional Filipa Pipiras e de Camila Avelino. Jussara Chaves já tem a experiência de participar em nove Olimpíadas pela seleção do Brasil, com a qual obteve a medalha de ouro no terceiro tabuleiro nas Olimpíadas de 1984, em Tessalónica (Grécia). De realçar, também, as irmãs Inês e Mariana Silva, atletas do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, que asseguraram, com esta convocatória, a participação pela terceira Olimpíada consecutiva: 2016, 2018 e 2022. Para além deste facto inédito, o Clube de Xadrez A2D é o clube mais representado nesta convocatória.

O objetivo das nossas representantes é lutar por um lugar entre os 50 primeiros e trazer de Chennai normas de Mestre Internacional feminina e de Mestre FIDE feminina. A comitiva lusa parte para as Olimpíadas no dia 27 de julho e regressa ao nosso país no dia 10 de agosto.

As Olimpíadas constam de 11 jornadas, uma por dia, sempre às 15 horas locais (10h30m em Lisboa), à exceção da 11.ª e derradeira ronda, que se realiza a partir das 10 horas locais (5h30 m em Lisboa).

A seleção da casa, a Índia, é a número 1 da lista, e lutará pelo título com a Ucrânia e Geórgia, também fortes candidatas. Já se passaram quatro anos desde a última Olimpíada após o cancelamento da edição de 2020 devido à pandemia de coronavírus.

Mais informações:

https://fpx.pt/site/internacional/noticias/noticia/05-07-2022/olimpiada-feminina-portugal-e-o-n-58

https://www.chess.com/pt-BR/news/view/chennai-sediara-olimpiada-xadrez-fide-2022