2022/06/26

MLX

 

IV TORNEIO INTERNO CLUBE DE XADREZ COLÉGIO DO AVE SUB 08-10

… and the new King is José António Ramos …

O Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave organizou no dia 23 de junho o IV TORNEIO CLUBE DE XADREZ COLÉGIO DO AVE SUB 08-10, integrado na planificação anual da Atividade Extracurricular Xadrez Escolar.



Este Torneio dirigiu-se aos alunos do Colégio do Ave do 1.º ciclo de ensino básico. A direção da prova esteve a cargo do professor Mário Oliveira e a arbitragem foi da responsabilidade do Árbitro Internacional Eduardo Viana.

Pele quarto ano consecutivo a equipa do Projeto IntegratEnglish e a Associação de Pais e Encarregados de Educação patrocinaram os prémios atribuídos aos 26 alunos participantes e o Clube de Xadrez A2D apoiou este evento xadrezístico.



Depois de 5 sessões emocionantes, em que cada aluno dispunha de 10 minutos de reflexão por partida, o grande vencedor foi José António Ramos (5 pontos, 4.º A) com uma performance 100% vitoriosa. Quatro alunos completaram o pódio absoluto e obtiveram 4 pontos: Henrique Fernandes (4.º A), Francisco Soares (3.º B), João Cotter (4.º A) e Francisco Duarte (1.º B) classificaram-se em 2.º, 3.º, 4.º e 5.º lugares, respetivamente, de acordo com os critérios de desempate. Relativamente à classificação feminina a grande vencedora foi Maria Inês Marques (2.º B) com 2 pontos, classificando-se em 18.º lugar. Mariana Oliveira (2.º B; 1,5 pontos, 21.º lugar) e Jacinta Costa (3.º A; 1 ponto, 22.º lugar) completaram o pódio feminino ao posicionarem-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

Esta iniciativa pretendeu dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez Escolar e Federado no 1.º ciclo, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2021/2022, tendo como principal objetivo criar uma competição saudável entre os alunos do Colégio do Ave.


A cerimónia de encerramento contou com a presença de Mário Oliveira, Professor responsável do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave, do Árbitro Internacional Eduardo Viana, da Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Isabel Sousa e do Coordenador das Atividades Extracurriculares, Vítor Pereira. No final todos foram unânimes que os alunos participantes souberam superar-se e mostrar a sua mestria dentro e fora do "quadrado mágico das 64 casas", depois de um hiato competitivo presencial nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021.

Mais informações: http://chess-results.com/tnr651047.aspx?lan=10&art=1