2022/06/20

MLIX

 CAMPEONATO NACIONAL VETERANOS DE XADREZ

Eduardo Viana TOP 5 Nacional

Decorreu entre os dias 15 a 19 de junho, no Hotel MH em Peniche, o Campeonato Nacional de Veteranos em ritmo clássico. Esta competição juntou 12 atletas veteranos +50 e 19 atletas veteranos +65 durante 5 dias intensos de grandes jogos neste regresso do Xadrez sénior aos tabuleiros.

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar por Eduardo Viana no Torneio +65 e obteve um excelente desempenho com 3 vitórias e 2 derrotas (5.º lugar ex-aqueo e de acordo com os critérios de desempate posicionou-se em 8.º lugar). O único atleta representante da Associação de Xadrez do Distrito de Braga neste Torneio reafirmou os seus créditos no tabuleiro ao classificar-se no Top 5 Nacional, quando à partida era o 12.º cabeça de série, com um ganho de 11 pontos de elo FIDE.

No escalão +65 Andrea Gori (Oficina Criativa de Pombal-JRSF) venceu pela segunda época consecutiva a competição com 4,5 pontos, mas por não possuir nacionalidade portuguesa, o título de Campeão Nacional foi atribuído ao segundo classificado MN Júlio Santos (Associação. Tabuleiro de Cores – Caldas da Rainha) que terminou a competição com 4 pontos. Este é o 16.º título nacional de veteranos de Júlio Santos e o quarto (em sete) desde que a categorias +65 foi criada. Um feito verdadeiramente notável do jogador mais antigo em atividade do xadrez português, que, também no Hotel MH, em Peniche, já tinha conquistado o título de rápidas da categoria de +65 anos. A somar a este histórico impressionante, Júlio Santos continua a reforçar o próprio recorde de ser o xadrezista mais velho a obter títulos nacionais. A fechar o pódio absoluto ficou MN Vitor Morais (Clube EDP - Lisboa), também com 4 pontos, mas pior coeficiente de desempate.

No escalão +50 Reinaldo Silva (Amadora Xadrez) surpreendeu os favoritos no torneio de Peniche, após uma prova brilhante, na qual terminou isolado no primeiro lugar com 4,5 pontos. O MN Alberto Fernandes (Associação. Tabuleiro de Cores – Caldas da Rainha) sagrou-se Vice-Campeão Nacional, com 4 pontos, e António Tavares (Operário Desportivo - Açores) fechou o pódio absoluto com 3,5 pontos.

Mais informações:

http://chess-results.com/tnr644080.aspx?lan=10&art=1&rd=5&fed=POR

https://fpx.pt/site/nacional/noticias/noticia/19-06-2022/julio-santos-obtem-titulo-de-veteranos-aos-91-anos