2022/03/26

MXLIX

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS RÁPIDAS DE XADREZ

João Pedro Afonso 2.º lugar ex-aqueo nacional

José João Pinto 3.º lugar ex-aqueo nacional


O xadrez jovem voltou aos tabuleiros no dia 26 de março no Pavilhão Gimnodesportivo das Meirinhas - Pombal. Os Campeonatos Nacionais de Jovens de Partidas Rápidas (CNJR) foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e da Câmara Municipal de Pombal (CMP).

Esta prova reuniu 165 atletas subdivididos em 7 escalões, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20, e disputou-se cada torneio em Sistema Suíço em partidas de 3 minutos mais 2 segundos de acréscimo por cada lance por jogador, com 9 rondas.

A prova decorreu em total segurança e higiene num contexto de pandemia e a delegação do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, o único clube representante do distrito de Braga, fez-se representar por 8 atletas, sendo 5 estreantes em provas nacionais!




Em grande destaque esteve mais uma vez João Pedro Afonso, no escalão Sub-16, que alcançou o 3.º lugar absoluto com os mesmos pontos que o 2.º classificado, mas pior coeficiente de desempate. O jovem atleta do CX A2D alcançou 7 pontos em 9 possíveis (6 vitórias, 2 empate e 1 derrota) e ficou a escasso meio ponto do líder João Almeida. Desta forma, João Pedro Afonso afirma-se, na sua terceira época como federado, na elite do Xadrez Jovem a nível nacional, depois de na época passada sagrar-se Vice-Campeão Nacional Sub-14. 

Também, no escalão Sub-14, José João Pinto esteve em excelente plano ao alcançar o 4.º lugar absoluto (6,5 pontos em 9 jogos), com os mesmos pontos que o 3.º lugar absoluto, mas pior coeficiente de desempate.




No escalão Sub-08, estrearam-se em competições nacionais Francisco Silva e Santiago Moreira e deram excelentes indicações para o futuro. Francisco Silva, atual Campeão Distrital Sub-08, classificou-se em 7.º lugar alcançando 5 pontos e Santiago Madureira, com apenas 5 anos, classificou-se em 15.º lugar com 4 pontos. O grande vencedor foi Gonçalo Bento (Escola de Xadrez do Porto - Colégio EFANOR).




No escalão Sub-10, João Cotter, atual Campeão Distrital Sub-10, e José António Ramos, atual Vice-Campeão Distrital Sub-10, também deram excelentes indicações para o futuro. João Cotter chegou a causar sensação até à 7.ª sessão ao lutar por um lugar no pódio absoluto. Todavia, não foi feliz nas duas últimas sessões, mas ainda assim posicionou-se em 6.º lugar (5,5 pontos em 9 jogos). José António Ramos classificou-se em 17.º lugar com 4 pontos. O grande vencedor foi Maksym Faryma (Independente FC Torrense - Setúbal).

Ainda no escalão Sub-14, Duarte Abreu esteve em bom plano ao alcançar o 9.º lugar ex-aqueo com 5 pontos. O grande vencedor feminino e absoluto foi Victoria Cymbron (NS São Miguel - Açores).


Finalmente no escalão Sub-16, Maria Fernandes estreou-se numa prova federada e classificou-se em 4.º lugar feminino (29.º lugar absoluto, 1 ponto).

Em jeito de conclusão, os resultados obtidos pelos jovens atletas do CX A2D deram continuidade à aposta sistemática nos jovens que vêm obtendo bons resultados a médio e longo prazo como estas competições o comprovaram.

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr619129.aspx?lan=10&art=1&rd=9&fed=POR