2022/03/13

MXLVII

 XLIII TAÇA DE PORTUGAL DE XADREZ

CX A2D atinge os oitavos de final de forma categórica

A Taça de Portugal de Xadrez é uma das provas mais simbólicas do calendário oficial da Federação Portuguesa de Xadrez, dada a democraticidade que a caracteriza: o emparceiramento é efetuado por sorteio, com restrições, só nas primeiras eliminatórias, limitados à área geográfica, de maneira que uma equipa com pouca experiência xadrezística pode ter, aqui, a oportunidade quase única de jogar contra os mais fortes jogadores nacionais, e, em alguns casos, internacionais, já que os clubes com objetivos na área da competição contam nas suas equipas com Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Mestres FIDE e Mestres Nacionais.

No dia 12 de março realizaram-se os 1/16 avos de Final da 43.ª Taça Portugal de Xadrez.

Num dos jogos grandes do dia a equipa A do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis recebeu a equipa primodivisionária Academia de Xadrez de Gaia A. Nos 4 jogos disputados viveram-se emoções fortes e a equipa famalicense mostrou a sua imagem de marca nesta prova ao vencer categoricamente por 3-1!  Com arbitragem de Mário Oliveira, a vitória cedo se começou a desenhar com vitórias bem conseguidas nos 3.º e 4.º tabuleiros por João Romano e José Santos. 

No 1.º tabuleiro defrontaram-se os Capitães Luís Romano e o Mestre Internacional António Fróis, Campeão Europeu de Veteranos (2014), e o empate alcançado (2,5-0,5) carimbou mais uma vitória histórica do jovem clube famalicense. Após 4 horas de jogo, no 2.º tabuleiro, Carlos Novais empatou e fixou-se o resultado final em 3-1.

Desta forma, atingindo mais um feito inédito na participação desta prova nacional, a jovem equipa famalicense da Didáxis assegurou a presença da primeira equipa pela décima primeira vez consecutiva nos Oitavos de Final da Taça de Portugal de Xadrez e sonha com a repetição do feito notável alcançado na época 2017/2018 com a vitória nesta competição!

A equipa B do CX A2D deslocou-se a Matosinhos e visitou a equipa Grupo de Xadrez 113. Nos 4 jogos disputados a equipa famalicense não foi feliz nos dois primeiros tabuleiros (Luís Gonçalves e Marco Pereira) o que ditou a eliminação da prova. O empate registado no 3.º tabuleiro (Vítor Carvalho) e a vitória no 4.º tabuleiro (João Pedro Afonso) foram insuficientes e, desta forma, o resultado final saldou-se em 2,5-1,5 favorável à equipa da casa.

Os Oitavos de Final da Taça de Portugal de Xadrez realizar-se-ão no dia 7 de maio.

Mais informações:

https://chess-results.com/tnr587656.aspx?lan=10&art=3&rd=2&turdet=YES