2021/01/02

MVI

 V TORNEIO DE RÁPIDAS XADREZ COM MÚSICA ONLINE

Mestre Internacional André Sousa bicampeão com nota artística

WCM Mariana Silva 1.º lugar feminino

Decorreu no passado dia 30 de dezembro, pelo quinto ano consecutivo, o V Torneio de Rápidas Xadrez com Música, com prize money de 100 euros, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, Associação Académica da Didáxis, Colégio do Ave, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave e Festival internacional de Guitarra de Guimarães.

Face ao crescente desenvolvimento do surto de COVID-19 e perante a ausência de certezas quanto ao seu controlo e duração, a organização decidiu que a solução mais segura e adequada ao momento de exceção que se vive atualmente é que este evento fosse realizado online. Este torneio contou com a realização de 9 sessões blitz em sistema suíço (3 minutos para cada jogador com acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado) na plataforma www.lichess.orgcom arbitragem e coordenação informática a cargo do Árbitro Internacional Paulo Rocha e o diretor de prova foi Mário Oliveira, coordenador do CX A2D.

Este Torneio, pioneiro em Portugal, continuou a aliar a Música ao Xadrez. Mantendo a tradição das edições anteriores foi partilhado com todos os participantes o link oficial do CD de guitarra clássica Eurostrings Artists - the 2019 players, com os guitarristas jovens mais promissores de 2019.

Com início às 21h15m, durante duas horas, participaram 104 atletas provenientes de 29 clubes filiados na FPX, denotando-se a dinâmica crescente do Xadrez Online em Portugal.

A tradição manteve-se, mais uma vez, nesta edição, pois este Torneio contou pelo segundo ano consecutivo com a participação dos Campeões Nacionais Absoluto e Feminino da época 2019/2020. Destaque, também, para a participação do Grande Mestre António Fernandes, recordista de títulos nacionais absolutos, e dos Mestres FIDE Francisco Veiga e José Padeiro.


O Bicampeão Nacional Absoluto, Mestre Internacional André Sousa (Profigaia), fez valer o seu favoritismo renovando o título conquistado na edição anterior deste evento singular alcançando 7,5 pontos em 9 pontos possíveis e arrecadou um prémio monetário de 60 euros. António Caramez Pereira (Escola de Xadrez do Porto, 30 euros de prémio monetário) e João Cordeiro (AXAT – Montemor-o-Novo, 10 euros de prémio monetário) completaram o pódio absoluto, classificando-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.


Sara Soares (Escola de Xadrez do Porto), a nova rainha do xadrez português, marcou presença pela primeira vez neste Torneio e obteve 5 pontos, classificando-se em 41.º lugar (2.º lugar feminino). O 1.º lugar feminino ficou “em casa” e foi alcançado, pelo terceiro ano consecutivo, pela WCM Mariana Silva (CX A2D) com 6 pontos (16.º lugar).

O atleta melhor classificado do CX A2D foi o Mestre Nacional Ivo Dias que lutou até aos últimos instantes por um lugar no pódio absoluto, mas com uma derrota na derradeira sessão teve que se contentar com 10.º lugar (6,5 pontos).

Integrados na delegação do CX A2D, clube mais representativo com 21 atletas, participaram 8 alunos do Colégio do Ave (José João Pinto, 6.ºB; Duarte Abreu, 7.ºA; João Cotter, 3.ºA; João Diogo Pereira, 4.ºA; Henrique Fernandes, 3.ºA; Ivo Costa, 3.ºA; Luís Ribeiro, 6.ºB e Matias Mota, 4.ºA) e José João Pinto foi o melhor classificado (36.º lugar, 5 pontos).

No final, todos foram unânimes ao considerarem que esta edição manteve a dimensão nacional e sensibilizou a comunidade xadrezística para a pertinência da importância da Música no Xadrez, e vice-versa, no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade do ser humano e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

Jornal Opinião Pública, 6 de janeiro 2021


Mais informações:

http://chess-results.com/tnr544477.aspx?lan=10&art=1&turdet=YES

https://lichess.org/swiss/XNhJ5GTJ?fbclid=IwAR2I9WLDsYab6zJgALD6gtfjrxZ5E1Q1Tey6WU3OwUzGDOmktbFv0hli4Qg

https://www.facebook.com/mario.oliveira.739978/videos/4298480273501836

https://www.facebook.com/mario.oliveira.739978/videos/4298480273501836