2020/12/20

MIV

 2nd Ave Chess Xmas: a tradição mantém-se

José João Pinto Vencedor Infantil

Manuel Ribeiro Vencedor Benjamim

O Clube de Xadrez A2D organizou no dia 18 de dezembro o 2nd Ave Chess Xmas, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1.º Período.

Este Torneio dirigia-se a alunos do Colégio do Ave inscritos no CX A2D com o objetivo de promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, preparando-os para competições internas e extraescolares.




Foi adotado o formato online na plataforma LICHESS dividindo-se este evento em dois Torneios: Benjamim, destinado a 14 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade; Infantil, que incluiu 20 alunos do 3.º ao 7.º anos de escolaridade. O Torneio Benjamim decorreu entre as 14 horas e 15 horas na Sala de Inovação Digital. Entre as 15 horas e as 16 horas, seguindo as orientações estabelecidas pelo Plano de Contingência do Colégio do Ave, o Torneio Infantil decorreu em três espaços: Sala de Inovação Digital (3.º e 4.º anos), Biblioteca (5.º e 6.º anos) e Sala de Estudo (7.º ano).

Esta iniciativa contou, mais uma vez, com o apoio do CX A2D, do projeto IntegratEnglish e patrocínio da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave. Estiveram presentes 34 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2020/2021 no Colégio do Ave.


A arbitragem e direção de prova esteve a cargo do professor Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, sendo coadjuvado por Luís Vilela, estagiário do curso profissional do 3.º ano TGPSI – Didáxis Riba de Ave, e dos alunos do 10.º ano do ensino secundário do Colégio do Ave, Maria Rita Fernandes e João Ferreira.

O grande vencedor na categoria Benjamim foi Manuel Ribeiro (2.º A) que obteve 13 pontos (12 vitórias e 1 empate). Com 9 pontos, Francisco Soares (2.º B) e Duarte Pereira (2.º A) classificaram-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente, de acordo com os critérios de desempate.

O grande vencedor na categoria Infantil foi José João Pinto (6.º B) que alcançou 28 pontos (14 vitórias e 2 derrotas). Com 22 pontos, João Cotter (3.º A) e Duarte Abreu (7.º A) classificaram-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente, de acordo com os critérios de desempate.


A cerimónia de encerramento contou com a presença da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa e Marta Ribeiro e do Professor Mário Oliveira.

No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.