2016/10/31

DCCCV

FINAL DO CIRCUITO NACIONAL 
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ
LUÍS SILVA BICAMPEÃO NA VERTENTE SEMIRRÁPIDAS
IVO DIAS CUMPRE NA VERTENTE LENTAS

Teve lugar em MATOSINHOS, na sede do Grupo Desportivo Dias Ferreira, dos dias 27 a 29 de outubro, a Fase Final da 4ª edição do Circuito Nacional de Lentas. Com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, Junta de Freguesia de Matosinhos, GDDF este foi o culminar de mais um Circuito Nacional de Lentas. Este evento escaquístico foi arbitrado por Paulo Rocha e a direção de prova esteve a cargo do Presidente do Clube GDDF, Vitorino Ferreira.
Depois de 5 torneios de apuramento, onde participaram mais de 1000 jogadores, num total de mais de 800 participações, chegou-se ao momento final de competição onde estiveram presentes os 6 melhores atletas da Classificação Geral que jogaram um torneio em formato de todos contra todos, com uma média de Elo de 2133, dada a presença de três Mestres de Xadrez, Mestre Internacional Sérgio Rocha (Barreirense FC), Mestre FIDE José Padeiro (Amanhã da Criança-Maia) e Mestre Nacional famalicense Ivo Dias (Clube de Xadrez A2D).
Ivo Dias (CX A2D) atingiu o feito inédito ao alcançar a sua quarta participação consecutiva na Final do Circuito Nacional de Lentas e como 3º cabeça de série lutou até ao último instante por um lugar no pódio absoluto. A derrota na penúltima sessão perante o experiente atleta do GX 113, Rui Guimarães (3º lugar; 2,5 pontos), fez com que se posicionasse em 4º lugar, com 150 euros de prize-money, alcançando 2 pontos em 5 possíveis. O grande vencedor foi o MI Sérgio Rocha (4,5 pontos), com 400 euros de prize-money e em 2º lugar classificou-se o MF José Padeiro (3,5 pontos e 300 euros de prize-money). Em 5º e 6º lugares classificaram-se Simão Pintor (GX 113, 5º lugar e 100 euros de prize-money) e Hugo Sousa (AX Gaia, 6º lugar e 100 euros de prize-money), respetivamente.
No dia 30 de outubro, novamente em Matosinhos, na sede do Grupo Desportivo Dias Ferreira, realizou-se a 2ª edição do Circuito Nacional de Semirrápidas que se saldou num enorme sucesso. Este modelo competitivo contou com 8 torneios de apuramento para o acesso à desejada Final, contando com a presença de 700 jogadores diferentes, num total de mais de 1000 participações. O árbitro FIDE Paulo Rocha voltou a ser nomeado para a arbitragem e Vitorino Ferreira foi, mais uma vez, o Diretor do Torneio.
Esta prova contou com a presença de 8 jogadores portugueses, em formato de todos contra todos, em representação de 5 clubes: o Mestre FIDE Luís Silva e João Romano do Clube de Xadrez A2D; Rui Guimarães, Simão Pintor e Nuno Sousa do GX 113; Mestre FIDE José Padeiro (Amanhã da Criança); Hugo Ferreira (GD Ferroviários do Barreiro) e Jorge Cruz (CX Montemor-o-Velho).



O grande vencedor, pelo segundo ano consecutivo, foi o jovem atleta famalicense MF Luís Silva! Nesta Fase Final Nacional o jovem mestre famalicense sagrou-se Bicampeão Nacional, com um prémio monetário de 180 euros, e afirma-se de forma consistente como um dos expoentes máximos na vertente semirrápidas do Xadrez Nacional! Com uma performance invicta, 5 vitórias e 2 empates, o MF Luís Silva beneficiou de melhor desempate que o MF José Padeiro que obteve o mesmo número de pontos, classificando-se em 2º lugar (130 euros de prémio monetário). Em 3º lugar posicionou-se Hugo Ferreira (80 euros de prémio monetário) e em 4º lugar classificou-se o jovem atleta famalicense João Romano (50 euros de prémio monetário) o que constituiu uma agradável surpresa já que era o 8º cabeça de série. Jorge Cruz (40 euros de prémio monetário), Rui Guimarães (20 euros de prémio monetário), Simão Pintor (20 euros de prémio monetário) e Nuno Sousa (20 euros de prémio monetário) classificaram-se, respetivamente, em 5º, 6º, 7º e 8º lugares.

Mais informações: