2016/09/18

DCCXCV

Olimpíadas de Xadrez 2016
Mariana Silva obtém título WCM

A 42ª edição das Olimpíadas de Xadrez decorreu, de 2 de setembro a 13 de setembro de 2016, em Baku no Azerbeijão. Este evento que se realiza de 2 em 2 anos, é o maior evento de Xadrez do mundo, juntando 141 países e cerca de 1500 participantes.
A seleção absoluta portuguesa, capitaneada pelo MI António Fróis, conseguiu melhorar dezanove posições em relação ao ranking inicial, classificando-se em 41º lugar, com 13 pontos em 22 possíveis (5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas) em 150 equipas.
A seleção feminina portuguesa, capitaneada pelo MI Sérgio Rocha, classificou-se em 61º lugar em 140 equipas, sete lugares acima da posição inicial, obtendo 11 pontos em 22 possíveis (5 vitórias, 1 empate e 5 derrotas).
Relativamente ao plano individual absoluto, o MI matosinhense Jorge Ferreira não conseguiu garantir a norma de GM na última sessão depois de ser vencido pelo histórico GM letão Alexei Shirov. O atual bicampeão nacional, GM António Fernandes, terminou a prova com seis vitórias e três empates (7,5 de 9!) e foi 11.º na luta pelas medalhas por tabuleiro.
No que diz respeito à seleção feminina, representada ineditamente pelas irmãs Mariana (5 pontos em 9 jogos) e Inês Silva (3 pontos em 8 jogos) do jovem clube famalicense CX A2D, os grandes destaques foram para a “atleta leonina” Rita Jorge (6,5 pontos em 9 jogos e ganho de 132 pontos de elo FIDE) que garantiu o título de Woman FIDE Master (WFM) e Mariana Silva conquistou o título de Woman Candidate Master (WCM) obtendo um ganho de 112 pontos de elo FIDE.


Relativamente a resultados finais, o vencedor do Torneio Absoluto foi a Seleção dos Estados Unidos com 20 pontos, sendo que os restantes lugares do pódio foram preenchidos pela Ucrânia e Rússia, respetivamente. O Torneio Feminino terminou com uma vitória por parte da Seleção da China com 20 pontos, seguida da Polónia em segundo lugar e da Ucrânia em terceiro lugar.
Mais informações: