2016/08/15

DCCXC

FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL POR EQUIPAS
Equipa B do Clube Xadrez A2D Vice-Campeão Nacional III Divisão
Equipa A do Clube Xadrez A2D sonha com a manutenção na I Divisão

CX A2D 'B' Vice-Campeão Nacional III Divisão por equipas.
Parabéns!


A 58ª edição do Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2015/2016, teve o seu início a 16 de janeiro e reuniu um total de 82 equipas, divididas em 3 divisões. O arranque desta prova começou com a 2ª Divisão e a 3ª Divisão, divididas num total de 9 séries (3 na 2ª Divisão e 6 na 3ª Divisão), com a Fase Regular de 7 jornadas que se prolongou até ao dia 10 de maio.
Disputado em Matosinhos, no Axis Porto Hotel, para o mês de agosto ficou reservado a Fase Final da 2ª e 3ª Divisões, cada uma jogada a 3 equipas nos dias 13 e 14 de agosto.
No que diz respeito a resultados finais, a equipa B do CX A2D obteve mais um resultado surpreendente ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional. A equipa cabeça de série nº1, Associação de Xadrez A Torre, foi a grande vencedora e o pódio absoluto foi completo pela equipa leiriense Corvos do Lis que se posicionou em 3º lugar. A jovem equipa famalicense foi representada no 1º tabuleiro por Bruno Ribeiro, no 2º tabuleiro por João Romano, no 3º e 4º tabuleiros pelas irmãs Mariana e Inês Silva recém selecionadas para as Olimpíadas de Xadrez Feminino.
Na 2ª Divisão foi o CX Montemor-o-Velho a conquistar o título de Campeão Nacional, somando por vitórias os 2 jogos realizados. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se o Amanhã da Criança (distrito do Porto) e a AX Portugal/Atlantidiagonal (distrito de Lisboa), respetivamente.
Entre os dias 14 a 20 de agosto decorre o grande momento da época xadrezística com a realização da 1ª Divisão Nacional que congrega as 10 equipas mais fortes de Portugal. O jovem clube famalicense Clube de Xadrez A2D integra a elite do Xadrez Nacional Coletivo e, desta forma, tentará pelo terceiro ano consecutivo lutar pela manutenção, isto é, fugir aos 3 lugares de despromoção para a 2ª Divisão Nacional. Esta tarefa avizinha-se, mais uma vez, bastante difícil já que é a 8ª equipa pré-designada por média de elo, isto é, a força relativa entre os clubes participantes: AX GAIA 'A' (elo médio 2535, distrito do Porto), GD DIAS FERREIRA 'A' (elo médio 2483, distrito do Porto), AA COIMBRA 'A' (elo médio 2425, distrito de Coimbra), GX PORTO 'A' (elo médio 2380, distrito do Porto), FC BARREIRENSE 'A' (elo médio 2368, distrito de Setúbal), ADRC MATA DE BENFICA 'A' (elo médio 2324, distrito de Lisboa), SPORTING CLUBE PORTUGAL ‘A’ (elo médio 2296, distrito de Lisboa), CX A2D 'A' (elo médio 2111, distrito de Braga), GX 113 (elo médio 2030, , distrito do Porto) e CASA DO XADREZ 'A' (elo médio 1967, distrito de Santarém). O chefe da delegação do CX A2D é o professor Mário Oliveira e apresenta uma equipa 100% portuguesa, fruto da formação e aposta em jovens valores do Xadrez famalicense.
Equipa A do CX A2D sonha com a manutenção pelo terceiro ano consecutivo!
Parabéns!

Decorridas 3 sessões no CN Equipas 1ª Divisão, a liderança é partilhada pela equipa gaiense, atual Campeão Nacional AX Gaia e a equipa cabeça de série nº3, AA Coimbra, que contam com 3 vitórias nos 3 jogos a 4 tabuleiros em disputa. O CX A2D perdeu naturalmente nas 3 primeiras sessões com as equipas candidatas ao título nacional: AX Gaia (0,5-3,5), AA Coimbra (1,5-2,5) e GDDF (0-4), ocupando provisoriamente o 9º lugar. As próximas 6 sessões prometem jogos de alto nível que podem ser acompanhados no sítio oficial da Federação Portuguesa de Xadrez, http://www.fpx.pt, e diariamente pode ser acompanhada a transmissão das partidas e live-streaming dos jogos.
Mais informações: