2016/07/24

DCCLXXXV

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ
Inês Silva Vice-Campeã Nacional Sub-16
Bruno Ribeiro 3º lugar Sub-18
João Romano 3º lugar ex-aqueo Sub-20
Delegação do CX A2D no CN Jovens 2016.
Parabéns a todos!

Decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Luso, entre os dias 20 e 24 de julho, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez na vertente Lentas (90 minutos para cada jogador acabar a partida com 30 segundos de incremento por cada lance efetuado). Os Campeonatos Nacionais de Jovens foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e do Inatel.
 A competição nacional de jovens subdividiu-se em 7 torneios, designadamente: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, num total de 342 jogadores participantes.
O Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis participou neste torneio pela décima terceira vez consecutiva, fazendo-se representar por doze atletas, sendo o balanço positivo, perspetivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respetiva sedimentação no Concelho de Vila Nova de Famalicão. O responsável pela delegação do jovem clube famalicense foi o professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, que contou com o apoio técnico do 1º tabuleiro da equipa A, o Mestre FIDE Luís Silva, e do Capitão do CX A2D, o Mestre Nacional Bruno Gomes.
Foi, pois, com enorme satisfação que se registou a nível individual a conquista do 3º lugar do pódio absoluto, no escalão Sub-18, pelo jovem atleta famalicense Bruno Ribeiro que obteve a mesma performance que o 2º classificado, Gonçalo Gonçalves (Sporting Clube Portugal), mas obteve pior coeficiente de desempate: 5 pontos em 7 possíveis. O grande vencedor foi André Fidalgo (Santantoniense) com uma prestação 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos.
No escalão Sub-20, João Romano lutou pelo título nacional absoluto “até ao último segundo”, mas ao empatar na última sessão classificou-se em 3º lugar ex-aqueo (4,5 pontos em 7 jogos) e o grande vencedor foi Miguel Fernandes (AA Coimbra; 5,5 pontos).
No escalão Sub-16, Inês Silva revelou o excelente momento de forma que atravessa ao colecionar mais um Vice Título Nacional Feminino (4,5 pontos em 7 jogos, 8º lugar absoluto), obtendo o mesmo número de pontos que a Campeã Nacional, Rita Jorge (Sporting Clube Portugal, 6º lugar absoluto), mas pior coeficiente de desempate. Simão Barroso esteve, também, em grande plano ao classificar-se em 11º lugar (4,5 pontos) afirmando-se progressivamente como uma certeza do Xadrez Jovem Nacional.
Os restantes oito atletas que vestiram as cores da Didáxis posicionaram-se, na classificação absoluta, do seguinte modo: Carlos Daniel Sampaio (Sub-12; 65º lugar; 2,5 pontos); João Emanuel Silva (Sub-12; 42º lugar; 3,5 pontos); Luís Castro (Sub-14; 58º lugar; 1,5 pontos); Pedro Vieira Carvalho (Sub-14; 48º lugar; 2,5 pontos); José Santos (Sub-14; 14º lugar; 4,5 pontos); Phoenix Campos (Sub-18; 25º lugar 1 ponto); Henrique Peres (Sub-18; 19º lugar 3 pontos) e Mariana Silva (Sub-18; 15º lugar absoluto e 5º lugar feminino; 3 pontos).
Os jovens atletas famalicenses premiados: Inês Silva e Bruno Ribeiro.
Parabéns!

Atendendo aos resultados obtidos por estes jovens atletas famalicenses pode considerar-se como uma aposta ganha, a formação contínua de atletas, dirigentes e treinadores, revelando-se numa progressão efetiva e consistente do Xadrez Concelhio na última década!
O CX A2D gostaria de agradecer o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, da Associação Académica da Didáxis, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, bem como, aos Encarregados de Educação pela sua organização no transporte e toda a logística necessária para o bem-estar dos nossos atletas.
Mais informações: