2016/10/02

DCCXCVII

II TORNEIO DE XADREZ EUROCIDADE
IVO DIAS VICE-CAMPEÃO INVICTO

Decorreu no dia 24 de outubro o II Torneio de Xadrez Eurocidade organizado pelas entidades espanholas Clube de Ajedrez de Tui e Xadrez Galego em colaboração com a Eurocidade Tui-Valença do Minho.
Esta competição escaquística saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo, pois contou com a participação de 62 participantes no Torneio Federado e 56 participantes no Torneio Escolar. Este evento iniciou-se às 10h30 (11h30 em Espanha) na Sala de Exposições da Área Panorâmica de Tui, disputando-se 3 sessões num ritmo semirrápido (15 min. + 10 seg. de incremento) da parte da manhã. À tarde jogaram-se mais 4 sessões, mas em Valença do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC].
A arbitragem esteve a cargo do Presidente da AXDB, Carlos Dias, e o grande vencedor foi o Mestre galego Diogo Guerra (250 euros de prémio monetário) que confirmou o favoritismo inicial com uma performance invicta: 6,5 pontos em 7 possíveis. A meio ponto do líder, o Mestre Nacional Ivo Dias (Clube de Xadrez A2D, 100 euros de prémio monetário) obteve uma prestação surpreendente, pois era à partida o 6º cabeça de série, conquistando o Vice-Título ao ceder apenas 2 empates e alcançando 5 vitórias! Na 7ª e última sessão, Rui Pedro Gomes (CX A2D) disputou um lugar no pódio absoluto, mas o experiente xadrezista espanhol Antonio Gude (75 euros de prémio monetário) foi mais feliz classificando-se, deste modo, em 3º lugar e o jovem atleta famalicense posicionou-se em 12º lugar absoluto.


A jovem equipa famalicense do Clube Xadrez de A2D fez-se representar por 6 atletas que obtiveram prestações meritórias: Simão Barroso (16º lugar, 4,5 pontos); Inês Silva (24º lugar, 3,5 pontos); Henrique Peres (29º lugar, 3,5 pontos); Carlos Daniel Sampaio (38º lugar, 3 pontos); Carlos Azevedo (44º lugar, 2,5 pontos) e Phoenix Campos (49º lugar, 2 pontos).
Na cerimónia de encerramento todos foram unanimes em considerar a modalidade do Xadrez como uma das grandes referências do V Programa Desportivo da Eurocidade, potenciadora das dinâmicas associativas e fator de atratividade entre Portugal e Espanha. A organização aproveitou a realização deste evento para homenagear o atleta da Academia de Xadrez de Barcelos José Antunes, natural de Valença, pela sua paixão pelo Xadrez e pela sua vasta coleção de tabuleiros de Xadrez.
O calendário de eventos desportivos transfronteiriço iniciou-se no início do ano e prolongar-se-á até final do ano 2016 revelando uma dimensão sem paralelo na União Europeia e que é o reflexo de uma dinâmica desportiva crescente e concretizada pelas várias coletividades das “duas cidades irmãs” Valença do Minho e Tui.

Mais informações: