2010/07/18

CCCXXXVI

Campeonato Nacional Feminino 2010
Inês Machado Oliveira surpreendente no 3º lugar

Inês Machado Oliveira esteve, mais uma vez, em grande plano!

O 33º Campeonato Nacional Feminino decorreu no Fórum Arte e Cultura, em Espinho, de 12 a 18 de Julho, numa organização da Academia de Xadrez de Espinho, de parceria com a Associação de Xadrez do Porto e a Federação Portuguesa de Xadrez e apoios da Câmara Municipal de Espinho, da Junta de Freguesia de Espinho e do Instituto de Desporto Português.
A grande favorita ao título, entre as 16 inscritas, era a Mestre Fide feminina Margarida Coimbra (Palma e Arredores - Lisboa), que assim poderia repetir o feito por si alcançado em 2007. No entanto, com uma prestação invicta e cedendo dois empates, Ana Ferreira (Associação Recreativa de vale De Cambra; 6 pontos em 7 possíveis) conquistou o título nacional, o primeiro no seu curriculum, e com este triunfo garantirá a participação na Selecção Nacional Feminina nas próximas Olimpíadas de Xadrez. O 2º lugar foi ocupado por Margarida Coimbra, também invicta, mas a escasso meio ponto (4 vitórias e 3 empates) e o 3º lugar do pódio foi ocupado pela sensação deste Campeonato, a jovem famalicense Inês Machado Oliveira que perdeu apenas com a Campeã Nacional obtendo 5 pontos (4 vitórias e 2 empates e 1 derrota).

De realçar, que esta atleta do NXVSC-Didáxis, com apenas 14 anos, actual Campeã Nacional Sub-14, tem obtido uma evolução crescente e sistemática, pois há 2 anos obteve a 9ª posição, o ano passado o 7º lugar revelando, desta forma, uma enorme margem de progressão e o sonho de representar a Selecção Nacional Feminina começa a ser uma realidade.
A actual Vice-Campeã Nacional Sub-08, Alice Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis), na sua estreia teve uma performance promissora obtendo 3 vitórias e quatro derrotas e classificou-se em 12º lugar.
Desta forma, o NXVSC – Didáxis, continuará a apostar no Xadrez Feminino, área pouco desenvolvida deste desporto com o intuito de melhorar cada vez mais os resultados anteriormente obtidos.
Mais informações:

1 Comments:

Blogger Alex said...

Fantástico resultado da Inês, embora não seja surpreendente, porque tenho acompanhado a carreira dela e era uma questão de tempo até que se afirmasse como a melhor jogadora da AXDB e, penso que daqui a algum tempo, um dos melhores jogadores de cá.
Sorte a minha que no nosso único confronto de lentas tenha levado a melhor. Sempre posso dizer que já ganhei à nossa campeã ;)
Os parabéns também aos pais, que a tem acompanhado a todo o lado. E já agora, que as maninhas da Inês façam o mesmo caminho.
Continuem o bom trabalho!

julho 20, 2010  

Enviar um comentário

<< Home