2010/07/18

CCCXXXV

VII TORNEIO FECHADO DO VALE
ORPHE BOLHARI VENCE ISOLADO E INVICTO


Orphe Bolhari vence e convence!

Decorreu, dos dias 12 a 17 de Julho, na Sala de Xadrez da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis o VII Torneio Fechado do Vale a contabilizar para elo F.I.D.E..
A organização esteve a cargo do NXVSC-Didáxis, e os atletas participantes tiveram a oportunidade de consolidar os seus conhecimentos escaquísticos em contexto de férias desportivas escolares. Os professores responsáveis, Mário Oliveira e José Azevedo, por esta iniciativa garantiram “que esta é uma experiência que teve início há dois anos e o sucesso alcançado tem sido crescente, pois estes jovens atletas tiveram oportunidade de evoluir na sua prática competitiva, contando este ano com a participação de um dos melhores jogadores do distrito, o iraniano Orphe Bolhari”.
Este Torneio contou com a presença de 11 jogadores do NXVSC-Didáxis (Luis Silva, Ivo Dias, João Cruz, Luis Romano, Rui Pedro Gomes, Pedro Ferreira, João Veloso, Rui Barreira, Carlos Dias, Tiago Oliveira e Andreia Mendes) e 1 jogador dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio - Guimarães (Orphe Bolhari).
A cerimónia de encerramento contou com a presença do treinador FIDE, António Caramez Pereira, que enalteceu este tipo de iniciativas “em que estes jovens xadrezistas têm oportunidade de investir, nesta modalidade, nas suas férias escolares visando continuar a dar cartas nas competições distritais e nacionais". A finalizar o seu discurso enalteceu as vantagens deste mui nobre jogo que constitui “um instrumento formativo de primeira ordem, já que faz desenvolver capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribui para a formação integral da pessoa”.
O grande vencedor do VII Torneio Fechado do Vale foi naturalmente Orphe Bolhari (10,5 pontos em 11 possíveis), em 2º lugar classificou-se Luis Silva com apenas uma derrota com o 1º classificado. O 3º lugar do pódio foi ocupado por Ivo Dias, vencedor no ano anterior, e o empate com Orphe Bolhari chegou a causar sensação e permitiu sonhar com a vitória no Torneio. Todavia, as derrotas com Luis Silva e Luis Romano arredaram esta jovem promessa da vitória neste Torneio.



Alunos inseridos na actividade "Descobrir a Minha Escola-5ºano" e Mini-Curso De Xadrez

A par deste evento, os jovens atletas participantes tiveram a oportunidade de “apadrinhar”, pelo segundo ano consecutivo, os novos alunos do 5º ano de escolaridade, do próximo ano lectivo, da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, integrado na actividade “Descobrir a minha Escola”, bem como, em apoiar os novos alunos do NXVSC-Didáxis no Mini-Curso de Xadrez ministrado pelo Treinador FIDE, António Caramez Pereira. Desta forma, todos tiveram a oportunidade de aprender as regras básicas, conhecimentos e técnicas deste mui nobre jogo, num ambiente de convívio com os alunos federados que praticam Xadrez. Também se valorizou a ética desportiva e promoveu-se a autonomia, a confiança pessoal e estimulou-se a capacidade de iniciativa e cooperação.

2 Comments:

Anonymous Pedro Ferreira said...

Na passada semana, independentemente dos resultados obtidos, todos saíram a ganhar! Foi uma semana na qual o xadrez foi elevado ao seu expoente máximo no nosso clube e que, a meu ver, contribuiu incisivamente para o nosso crescimento como jogadores e pessoas.

A aposta na aprendizagem aos mais novos mostrou-se mais uma vez acertada, pois uma larga fatia dos alunos saíram interessados e com vontade de expandir horizontes com o xadrez, o que parece garantir um futuro próspero para o NXVSC-Didáxis.

Cumprimentos,
Pedro Ferreira

julho 19, 2010  
Blogger Rui Gomes said...

Foi, de facto, uma semana em que se respirou xadrez. É de louvar a impulsão que este "mais-que-jogo" tem vindo a ter na nossa região, ilustrando todo o esforço e dedicação que os responsáveis pelo NXVSC-Didáxis têm tido.
Esta semana foi só uma prova disso mesmo, sendo indiscutível o enorme sucesso. É, como disse, nobre que se abracem iniciativas como esta, para que todos possam comungar dos benefícios que advêm da prática do xadrez.

NXVSC 4EVER!
Abraço,
Rui Gomes

julho 21, 2010  

Enviar um comentário

<< Home