2010/05/28

CCCXXV

Portugueses brilham no Peon de Oro 2010

Alice Oliveira venceu um Peão de Bronze.
Parabéns!


"Três portugueses, dentre os mais de setenta na prova, venceram os respectivos escalões no Peão de Ouro que se realizou no passado fim-de-semana em Mondariz (Espanha). Nos sub10 e nos sub14, os campeões nacionais André Sousa (GX Porto) e David Martins fizeram uma prova perfeita, vencendo os nove jogos. Já nos sub16, Francisco Mateus cedeu dois empates, venceu a prova com meio ponto de vantagem.
Entre os lusos classificados nos cinco primeiros dos respectivos escalões, contam-se Alice Oliveira (4ª, Didáxis - Peão de Bronze) e Júlio Silva (5º, Pontex) nos sub08, Rita Jorge (4ª, AX AM Diogo), nos sub10, Luís Pedro Ferreira (2º, AX AM Diogo) nos sub12, João Vicente (4º, CX Pedro Hispano - Soure) nos sub14, e Miguel Ferreira (3º, AX Gaia) e Rúben Freitas (5º, AX Gaia) nos sub18+sub20. A prova teve a participação de mais de duzentos jogadores, mais reduzida do que em anos transactos.
Os clubes portugueses representados foram o CA Mirandela, a EB23 João de Meira, a Didáxis, o GX Porto, a AX Gaia, o CX Pedro Hispano - Soure; a Academia de Xadrez de Benedita e a AX Mamede Diogo. Com menor participação portuguesa prevista, decorrerá no sábado o Pontexadrez em Pontevedra, mais uma importante prova para jovens realizada na Galiza, a escassos 60 quilómetros da fronteira." www.xadrez64.com
Decorreu em dois fins de semana consecutivos dois Torneios Escolares de Xadrez na Galiza inseridos no Circuito Galego do ano lectivo 20092010: XXII Aberto Escolar Peon D’Oro e I Torneo PonteXadrez ao Air Libré.

No 1º Torneio, XXII Aberto Escolar Peon D’Oro, teve lugar no Complexo Desportivo Educativo CEMAR em Mondariz Balneário. Esta prova foi organizada pelo Clube de Ajedrez de Marcote que tem a particularidade de entregar um Peão em Ouro num colar a cada vencedor de categoria. Este evento é dos mais conhecidos em Espanha e teve como vencedores jogadores da actual Selecção Olímpica Espanhola: Grandes Mestres Paco Vallejo e Ivan Salgado.

Uma centena de jovens atravessaram o rio Minho para participar neste evento. Segundo o organizador Roi Reinaldo, participaram 78 jovens portugueses: 8 sub8, 11 sub 10, 14 sub12, 13 sub14, 9 sub16, 23 nos sub20.

Os representantes lusos eram dos seguintes clubes e Escolas: Instituto Pedro Hispano; Academia de Xadrez de Gaia; AX Mamede Diogo; Escola João de Meira; CA Mirandela; Academia de Xadrez de Benedita; Grupo Xadrez do Porto e NVXSC - Didáxis (Famalicão).

O grande destaque foi na categoria Sub-08 (35 participantes) com a conquista de um Peão de Bronze por parte da atleta famalicense, actual Vice-Campeã Nacional Sub-08, Alice Machado Oliveira (6,5 pontos em 9 jogos) pautando-se pela melhor prestação portuguesa. O grande vencedor foi o espanhol Inigo Blanco obtendo 8,5 pontos em 9 jogos. A benjamim do NXVSC-Didáxis, Elisa Machado Oliveira, alcançou um meritório 14º lugar com 4 pontos.

Na categoria Sub-14, Inês Machado Oliveira, actual Campeã Nacional Sub-14, esteve a muito bom nível classificando-se em 8º lugar em 32 participantes. O grande vencedor foi o actual campeão Nacional Sub-14 David Martins (Clube Amador de Mirandela) com uma performance 100% vitoriosa.

A categoria Sub-16, Luís Silva, também, esteve ao seu melhor nível classificando-se em 6º lugar em 33 participantes. O grande vencedor foi o português Francisco Mateus (Academia de Xadrez de Gaia) obtendo 8 pontos em 9 possíveis.

Nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub18/20 teve como vencedores: André Sousa (Grupo de Xadrez do Porto), o espanhol Júlio Gomez e Alberto Fuentes, respectivamente.



Mais informações: