2010/04/25

CCCXV

FINAL DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ 2010
N.X.V.S.C.-Didáxis tetracampeão por equipas
Nuno Martinho Campeão Distrital Escolar
Inês Machado Oliveira Campeã Distrital Escolar
Rui Pedro Gomes Vice-Campeão Distrital Escolar


A Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis foi palco, pela terceira vez consecutiva, da FINAL DISTRITAL ESCOLAR do CLDE de Braga do Ano Lectivo 2009/ 2010, no passado dia 24 de Abril, contando com a participação de 12 Escolas do Distrito de Braga, num total de 81 jovens xadrezistas. Este torneio foi organizado pela Escola de Referência Desportiva da Didáxis - Vale S. Cosme (N.X.V.S.C. - Didáxis) e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro Local de Desporto Escolar -Braga. A arbitragem foi chefiada pelo árbitro nacional Avelino Ribeiro e os professores responsáveis de cada Escola foram árbitros auxiliares.
A Direcção da Prova esteve a cargo dos professores Mário Oliveira e Carlos Dias.
A organização do Torneio contou, também, com o apoio imprescindível dos Encarregados de Educação e do grupo de alunos, Discipuli Sapientiae, de 12º ano no âmbito da disciplina de Área Projecto da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis.

De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, reflectindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objectivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
Foi com satisfação que o N.X.V.S.C. - Didáxis viu Rui Pedro Gomes, nas Provas Individuais, sagrar-se Vice-Campeão Distrital Escolar de Xadrez 2010 com os mesmos pontos (7 vitórias e 1 derrota) do grande vencedor, Nuno Martinho (E.R.D.X. da João de Meira), que obteve melhor coeficiente de desempate. Em 3º lugar, com menos meio ponto, classificou-se Luis Romano (Escola Secundária Sá de Miranda) completando o pódio.

O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis fez-se representar com 14 alunos sendo de destacar a prestação dos quatro melhores classificados: Rui Pedro Gomes (7 pontos; 2º lugar), Ivo Dias, Inês Machado Oliveira e Pedro Miguel Ferreira (6 pontos) que alcançaram o 4º, 7º e 9º lugares, respectivamente. Desta forma, o título colectivo foi renovado de forma incontestável pelo quarto ano lectivo consecutivo (tetracampeonato) deixando a 1,5 pontos de distância a E.R.D.X. de Gil Vicente (Urgeses - Guimarães) e a 2,5 pontos a E.R.D.X. da João de Meira (Guimarães) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.
Inês Machado Oliveira (N.X.V.S.C. - Didáxis) sagrou-se Campeã Distrital Escolar Feminina e a sua irmã e colega de equipa, Alice Machado Oliveira, classificou-se em 3º lugar. Joana Mota (E.R.D.X. da João de Meira) obteve o vice-título feminino.

Por escalões, vários atletas do N.X.V.S.C. – Didáxis notabilizaram-se nesta competição: Ivo Dias, e Hélio Silva sagraram-se Campeões nas Categorias Infantil B e Juniores, respectivamente. João Guerra e Pedro Miguel Ferreira classificaram-se em 2º lugar nas categorias Iniciados e Juvenis, respectivamente. Rui Barreira foi o 3º classificado na Categoria Infantil A.

No final do Torneio, todos os professores foram unânimes ao consideraram os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta actividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Dr. Duarte do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão elogiando a Didáxis “na divulgação e promoção desta modalidade que, pelos resultados obtidos, engrandece o nosso Concelho”. Para finalizar enalteceu “ o empenho de todos os professores, alunos e Encarregados de Educação na consecução deste tipo de actividades”.
QUADRO DE HONRA
CLASSIFICAÇÃO ABSOLUTA
1º NUNO MARTINHO (7pontos), E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA)
2º RUI PEDRO GOMES (7 pontos), E.R.D.X DIDÁXIS – VALE S. COSME
3º LUIS ROMANO (6,5 pontos), ESCOLA SEC. SÁ DE MIRANDA
CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA
1º E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME; 25 pontos
2º E.R.D.X. DE GIL VICENTE; 23,5 pontos
3º E.R.D.X. DA JOÃO DE MEIRA; 22,5 pontos
CLASSIFICAÇÃO FEMININA
1º INÊS MACHADO OLIVEIRA (6 pontos) E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME
2º JOANA MOTA (4,5 pontos) E.R.D.X. DA JOÃO DE MEIRA
3º ALICE MACHADO OLIVEIRA (4 pontos) E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME


CLASSIFAÇÃO POR ESCALÕES (PRÉMIOS NÃO ACUMULÁVEIS)
INFANTIL A
1º BEATRIZ RASTEIRO; E.R.D.X. DE GIL VICENTE
2º FRANCISCO RIBEIRO; E.R.D.X. DE GIL VICENTE
3º RUI BARREIRA; E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME
INFANTIL B
1º IVO DIAS; E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME
2º BRUNO RIBEIRO; E.R.D.X. DE GIL VICENTE
3º RUI RASTEIRO; E.R.D.X. DE GIL VICENTE
INICIADOS
1º FILIPE COSTA; ESCOLA E.B. 2,3 D. AFONSO HENRIQUES
2º FRANCISCO MOTA; E.R.D.X. DA JOÃO DE MEIRA
3º JOÃO GUERRA; E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME

JUVENIS
1º JOÃO COSTA; E.R.D.X. DE GIL VICENTE
2ºPEDRO FERREIRA; E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME
3º CARLOS MACHADO; E.R.D.X. DE GIL VICENTE

JUNIORES
1º HÉLIO SILVA; E.R.D.X. DA DIDÁXIS – VALE S. COSME
2º JOÃO AFONSO; ESCOLA E.B. 2,3 MANHENTE
3º SARA VELOSO; ESCOLA SEC. SÁ DE MIRANDA

Mais informações:
http://chess-results.com/tnr33268.aspx?art=1&lan=10&fed=POR&m=-1&wi=1000
[23 melhores classificados Iniciados/Juvenis apuram-se para o Regional Escolar: 8 de Maio, Espinho]