2010/03/29

CCCV

Preliminar do Campeonato Distrital Absoluto
(Vale S. Cosme)
Nuno Miguel Silva vencedor surpresa!

Nuno Miguel Silva vencedor surpresa!


O Núcleo Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis organizou em parceria com Associação de Xadrez de Braga uma das Preliminares Distritais Absoluto na Escola Cooperativa Vale S. Cosme.Esta competição iniciou-se no mês de Fevereiro e finalizou-se no passado dia 26 de Março.Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis) liderou o torneio até à 7ª e última sessão, sendo surpreendido pelo seu colega de equipa Nuno Miguel Marques da Silva que terminou o torneio com 6 vitórias e 1 derrota. O último lugar do pódio foi ocupado por Rui Pedro Gomes (5,5 pontos) que alcançou na tabela classificativa o seu irmão mas obteve um coeficiente de desempate inferior.
Este Campeonato teve a participação de 32 jogadores oriundos do Famalicense Atlético Clube, Clube de Xadrez Escola Bernardino Machado e NXVSC-Didáxis permitindo o apuramento de 7 jogadores para a Final Distrital Absoluto 2010 de Xadrez que decorrerá nas instalações dos Amigos de Urgeses – Guimarães a partir do dia 16 de Abril e prolongando-se até ao dia 4 de Junho (6ª feira, 21h00m).
Desta forma, ordenados pela tabela classificativa, os restantes apurados foram: Hélio Silva (NXVSC-Didáxis), José Veloso (FAC), João Veloso (NXVSC-Didáxis) e Pedro Ferreira (NXVSC-Didáxis) e, Miklos Nagy e Ivo Dias (NXVSC-Didáxis) aguardam uma possível repescagem.
De realçar, também, que 5 atletas do NXVSC-Didáxis já se encontravam apurados directamente para a Fase Final graças ao seu rating FIDE/Classificação na Fase Final da época transacta: Mário Oliveira, Ricardo Cardoso, Yaroslav Minakov, Luis Silva e Luis Romano.

As Preliminares Distritais envolveram a participação de cerca de 150 jogadores subdivididas por Escola EB 2,3 João de Meira, Casa de Vila Pouca, Museu Alberto Sampaio e Urgeses (Guimarães), Vale S. Cosme (Vila Nova de Famalicão) e Barcelos constituindo um factor de desenvolvimento crescente da modalidade no Distrito de Braga.

Mais informações: