2010/04/03

CCCVIII

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ (II)
NXVSC - DIDÁXIS BRILHA:
Inês Machado Oliveira Campeã Nacional Sub-14
Alice Machado Oliveira Vice-Campeã Nacional Sub-08
Luis Silva quinto lugar Sub-16

Inês Machado Oliveira alcança feito inédito na história do NXVSC-Didáxis!
Parabéns!


Alice Oliveira Vice-Campeã Nacional Sub-08!
Parabéns!



Decorreu em Torres Vedras, no Hotel Golf Mar, entre os dias 28 de Março e 1 de Abril, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez 2010.
Os Campeonatos Nacionais de Jovens foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio do Hotel Golf Mar, IDP, Câmara Municipal de Torres Vedras, FCCN e Águas do Vimeiro.



A competição subdividiu-se em 7 torneios, designadamente: sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, num total de 400 jogadores.

O N.X.V.S.C. – Didáxis participou neste torneio pela sétima vez consecutiva, fazendo-se representar com 14 atletas associados ao Distrito de Braga, sendo o balanço bastante positivo, em relação às épocas anteriores, perspectivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respectiva sedimentação no Concelho de Vila Nova de Famalicão. O responsável pela delegação foi o professor José Azevedo e o apoio técnico foi garantido pelo treinador FIDE António Caramez Pereira.

Foi, pois, com enorme satisfação que o N.X.V.S.C.-Didáxis registou um feito inédito: Inês Machado Oliveira, no escalão Sub-14, em 68 participantes, alcançou o seu primeiro título nacional feminino, na vertente lentas (90 minutos para cada jogador acabar a partida com 30 segundos de incremento por cada lance efectuado), após a conquista na época passada do vice-título nacional. De realçar, também, a sua classificação absoluta: 4º lugar obtendo 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O campeão absoluto foi David Martins que apenas cedeu um empate (6,5 pontos) perante a famalicense Inês Machado Oliveira!


No escalão Sub-08, a sua irmã, Alice Machado Oliveira alcançou o seu primeiro vice-título nacional feminino com os mesmos pontos que a campeã, Cristina Martins (Clube Amador de Mirandela), mas pior coeficiente de desempate. No que concerne à classificação absoluta posicionou-se em 9º lugar (5 pontos) em 46 participantes. O grande vencedor acabou por ser André Costa (Pontex - S. Tirso) cedendo apenas um empate no torneio (6,5 pontos).
No mesmo escalão, os colegas de equipa, André Cardoso (4 pontos) e Elisa Machado Oliveira (3,5 pontos) obtiveram prestações bastante satisfatórias classificando-se em 14º e 23º lugares, respectivamente.

No escalão Sub-16, Luis Miguel Silva continuou a dar provas de estar em grande forma classificando-se no 5º lugar (5 pontos) perdendo apenas com o 1º e 2º classificados, Pedro Neves (Clube de Xadrez Montemor o Velho) e Jorge Viterbo Ferreira (Grupo Desportivo Dias Ferreira - Matosinhos), respectivamente. A campeã foi, mais uma vez, a vimaranense Ana Meireles (Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio – Guimarães).
Rui Pedro Gomes (15º lugar; 4,5 pontos), Pedro Ferreira (33º lugar; 3,5 pontos) e João Guerra (37º lugar; 3,5 pontos) cumpriram amplamente os objectivos predefinidos.


Ivo Dias, no escalão Sub-12, em 77 participantes, alcançou o 11º lugar (5 pontos), mas chegou a sonhar com o pódio caso vencesse a última sessão. O vencedor, com performance 100% vitoriosa, foi Henrique Aguiar (Clube dos Galitos – Aveiro) e Diana Nogueira (Moto Clube do Porto) foi a campeã.
Rui Barreira, no seu 1º ano neste escalão, com 4 vitórias e 3 derrotas superou a performance de 50% alcançando o 30º lugar. Os estreantes Carlos Azevedo e Francisco Machado Ruivo classificaram-se em 63º e 74ºlugares, respectivamente.

Luis Romano, no escalão Sub-18, em 34 participantes, obteve o 12º lugar (4 pontos) e só uma derrota na última jornada o afastou, também, do pódio. A sua colega de equipa, Alice Marinho, lutou pelo pódio feminino até à última partida obtendo um empate e não sendo suficiente (3 pontos em 7 jogos) classificou-se em 5º lugar feminino (24º lugar absoluto).

Atendendo aos resultados obtidos por estes atletas podemos afirmar que temos um futuro promissor, traduzindo-se consequentemente numa progressão do Xadrez Concelhio.
O NXVSC-Didáxis gostaria de agradecer o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL aos nossos campeões distritais, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis a duas jovens promessas, bem como, aos Encarregados de Educação pela sua organização no transporte e toda a logística necessária para o bem-estar dos nossos atletas.

Dois pódios que ficam para a história!
Parabéns!

A nível distrital tem que se realçar, para além dos dois pódios conquistados por atletas do NXVSC-Didáxis, o título nacional feminino de Ana Meireles (A.M.A.S. - Guimarães) no escalão Sub-16 e o 3º lugar feminino alcançado por Beatriz Rasteiro (GDR Amigos de Urgeses) no escalão Sub-08.

De destacar, também, o 5º lugar obtido por Bruno Ribeiro (A.M.A.S. - Guimarães) no escalão Sub-12; o 6º e 7º lugares obtidos por Carlos Machado (GDR Amigos de Urgeses) e Alexandre Belsley (A.M.A.S. - Guimarães), respectivamente no escalão Sub-16; o 4º lugar de Nuno Martinho (Escola E.B. 2,3 João De Meira) no escalão Sub-18 e 6º lugar de Carlos Novais (A.M.A.S. - Guimarães) no escalão Sub-20.


O Quadro de Honra classificativo ficou assim disposto:
Sub 08
1º Absoluto: André Costa (Pontex - S. Tirso, Distrito do Porto)
1º Feminino: Cristina Martins (Clube Amador de Mirandela, Distrito de Bragança).
Sub 10
1º Absoluto: André Sousa (Grupo de Xadrez do Porto, Distrito do Porto)
1º Feminino: Rita Jorge (AEFCR Penichense, Distrito de Leiria).
Sub 12
1º Absoluto: Henrique Aguiar (Clube dos Galitos, Distrito de Aveiro)
1º Feminino: Diana Nogueira (Moto Clube do Porto, Distrito do Porto).
Sub 14
1º Absoluto: David Martins (Clube Amador de Mirandela, Distrito de Bragança)
1º Feminino: Inês Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis, Distrito de Braga).
Sub 16
1º Absoluto: Pedro Neves (CX Montemor-O-Velho, Distrito de Coimbra)
1º Feminino: Ana Meireles (AMAS, Distrito de Braga).
Sub 18
1º Absoluto: António Vasques (Santoantoniense FC, Distrito de Setúbal)
1º Feminino: Isabel Santos (GC Odivelas, Distrito de Lisboa).
Sub 20
1º Absoluto: Fernando Casanova (GDRC Bonfim, Distrito de Setúbal)
1º Feminino: Susana Ferreira (AX Gafanha Encarnação, Distrito de Aveiro).

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha irmã Elisa fez três pontos e meio.
N.X.V.S.C. em grande plano!!


Maria Inês OLiveira

abril 03, 2010  
Blogger Ô Hotels and Resorts said...

Foi um prazer para o Hotel em receber este prestigiado torneio. O Hotel integra agora uma nova marca, a Ô Hotels and Resorts

outubro 06, 2010  

Enviar um comentário

<< Home