2010/05/28

CCCXXVI

Campeonato Nacional Escolar de Xadrez 2010
Inês Machado Oliveira Campeã Nacional Escolar
DREN Bi-Campeão Nacional Escolar Colectivo


Inês Machado Oliveira sagrou-se Campeã Nacional Escolar!
Uma época plena de conquistas...
Parabéns!

Dois mil e oitocentos jovens estudantes participaram na fase nacional do Desporto Escolar que se realizou no Distrito de Aveiro nos dias 21, 22 e 23 de Maio numa 1ª Fase, em Anadia, Mealhada e Albergaria-a-Velha. As provas abrangidas foram 10: Andebol, Basquetebol, Futsal, Atletismo, Voleibol, Rugby, Badminton, Boccia, Natação e Golfe.

No fim-de-semana seguinte, nos concelhos de Oliveira do Bairro, Águeda e Albergaria-a-Velha, foram sete modalidades em que os alunos competiram: Actividade rítmica/expressiva, Canoagem, Ténis, Ténis de mesa, Orientação, Desportos gímnicos e Xadrez.
O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha envolvendo a participação de 59 atletas provenientes das Direcções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Alentejo.
A delegação da DREN foi constituída por 14 alunos cujo chefe de delegação foi o professor Fernando Costa (E.R.D.X. Gil Vicente).
Sob a direcção de arbitragem do Coordenador Nacional José Cavadas e professores responsáveis por cada uma das DRE's, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em nove sessões, em que cada jogador dispunha de 10 minutos por partida.
João Vicente (DREC - Instituto Pedro Hispano) foi o grande vencedor com os mesmos pontos (8 em 9 possíveis) que Miguel Ferreira (DREN – Colégio de Gaia), beneficiando de melhor coeficiente de desempate. O último lugar do pódio foi ocupado por José Catarro (DREC – Instituto Pedro Hispano) com 7 pontos (sete vitórias e duas derrotas).
A nível da classificação feminina, Inês Machado Oliveira (DREN – E.R.D.X. Didáxis – Vale S. Cosme) foi a grande vencedora (6,5 pontos e 4º lugar ex-aqueo na geral), em 2º lugar classificou-se Cátia Esteves (4 pontos; DREC – Instituto Pedro Hispano) e o último lugar do pódio foi ocupado por Diana Ribeiro (3,5 pontos; DREN – Escola EB 2,3 D. António Ferreira).
A competição colectiva disputou-se a 15 tabuleiros em que cada jogador com tempo de reflexão de 10 minutos para cada um.
A grande vencedora foi a DREN obtendo 42 pontos e, desta forma revalidou o título de forma bastante confortável.
Em 2º lugar, com menos 15,5 pontos, classificou-se a equipa da DRE Lisboa e Vale do Tejo totalizando 26,5 pontos. O 3º lugar coube à equipa da DREC com 19,5 pontos.
De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direcções Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.).
A montagem dos «nacionais» estudantis – iniciativa de grande importância, fundamental, no fomento da prática desportiva entre os jovens dos ensinos básico e secundário, com reflexos naturais na participação dos mesmos nas actividades do movimento associativo – envolveu as estruturas do ministério a nível central e regional e as equipas das Escolas do Distrito de Aveiro que se mobilizaram no aspecto técnico e organizativo, para além da participação chegada das federações nacionais e associações desportivas distritais.
Helena Libório, da DREC, destacou a importância do desporto escolar como “um programa da maior relevância no sistema educativo”. A directora da DREC reconheceu ainda que “o desporto escolar tem uma vertente de inclusão social que não se pode esquecer já que muitas crianças e jovens só têm hipóteses de praticar desporto na escola. Uma actividade que pode contribuir para o crescimento salutar dos jovens e consequente sucesso escolar, que é a grande missão da escola.”
Fernando Mendonça, do Governo Civil de Aveiro, também reconheceu que o distrito tem capacidades físicas e infra-estruturas para receber grandes eventos desportivos, assim como grande capacidade organizativa. “É bom unir o desporto e a educação para termos mais e melhores cidadãos, pois o foco principal na Educação são as crianças”, diria.



Delegação de Jogadores do CLDE de Braga
foi decisiva na revalidação do Título Nacional Colectivo!
Em cima (da esquerda para a direita):
Telomo Gomes, Professor Fernando Costa e Tiago Araújo
Em baixo (da esquerda para a direita):
Mário Ribeiro, Carlos Machado, João S. Costa, Inês M. Oliveira e Luis Guimarães.
Classificação Individual

Classificação Colectiva