2010/02/21

CCXCI

Campeonatos Distritais Absolutos de Jovens por Escalões
NXVSC confirma domínio:
4 títulos absolutos em 7 possíveis!
3 títulos femininos em 7 possíveis!

NXVSC-Didáxis domina Xadrez Distrital Jovem!

Parabéns!

Terminou no dia 20 de Fevereiro as Finais Distritais de Jovens 2010 que decorreram nas instalações da Escola E.B. 2,3 Bernardino Machado - Joane (Vila Nova de Famalicão).
Esta competição envolveu 100 participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 e o Núcleo Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis fez-se representar por 23 atletas que conseguiram o apuramento.

No escalão Sub-08, o grande destaque foi Alice Machado Oliveira (N.X.V.S.C.-Didáxis) que obteve o 2º lugar, vice-título distrital absoluto e sagrou-se campeã feminina perdendo apenas com vencedor neste categoria: José Santos (Escola EB 2,3 João de Meira - Guimarães) que efectuou uma performance 100% vitoriosa.

No escalão Sub-10 Beatriz Rasteiro (Amigos de Urgeses - Guimarães) venceu a prova com melhor coeficiente de desempate que o seu colega de equipa, Luis Rodrigues, e desta forma acumulou o título absoluto e feminino. Destaque para o jovem famalicense Simão Barroso (NXVSC-Didáxis) que na sua primeira participação, numa Final Distrital, atingiu uma performance 50% vitoriosa (3 pontos em 6 possíveis) classificando-se em 8º lugar ex-aqueo.

No escalão Sub-12, Ivo Dias confirmou o seu favoritismo inicial e alcançou o seu primeiro título distrital absoluto de jovens terminando com meio ponto de avanço perante o seu adversário directo, Bruno Ribeiro (AMAS-Guimarães). Márcia Mendes (Escola EB 2,3 João de Meira) conquistou o título feminino.

Na categoria Sub-14, Inês Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis) não deu qualquer hipótese à concorrência deixando o 2º lugar a 1,5 pontos de distância e desta forma acumulou o título absoluto e feminino.

Na categoria Sub-16, Luis Miguel Neves da Silva (NXVSC-Didáxis) também terminou com confortavelmente no 1º lugar a 1,5 pontos do 2º classificado. O título feminino foi atribuído a Ana Meireles (AMAS) que precisou de vencer, na última sessão, a estreante Inês Vilaça (NXVSC-Didáxis) revelando-se que os bons resultados obtidos recentemente por esta jovem famalicense não são fruto do acaso!

Na categoria Sub-18, Luis Romano (NXVSC-Didáxis) deixou o seu colega de equipa, Nelson Torres, a 1 ponto de distância e conquistou o seu primeiro título distrital absoluto de jovens na segunda época como jogador federado. Joana Ribeiro (AMAS) venceu na categoria feminina com melhor coeficiente de desempate que Alice Marinho (NXVSC-Didáxis).

Finalmente no escalão Sub-20 Carlos Novais (AMAS) e Catarina Cunha (NXVSC-Didáxis) revalidaram os respectivos títulos absoluto e feminino, respectivamente.

Em jeito de conclusão, os atletas do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis conquistaram o título distrital jovem absoluto nas categorias Sub-12,14,16 e 18 e o título feminino nas categorias Sub-08, 14 e 20. Estes resultados mostram um claro domínio no Xadrez Distrital Jovem por parte do NXVSC-Didáxis que lidera o Ranking Distrital Jovem com 7 títulos (mais um que na época transacta!), seguido do AMAS com 3 títulos (menos dois que a época passada!), Amigos de Urgeses e Escola EB 2,3 João de Meira com 2 títulos conquistados.


Mais informações: