2010/01/18

CCLXXXIV

2º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR
2009/2010
NXVSC-Didáxis domina individual e colectivamente

Ambiente geral

Os nossos campeões escolares!
Em cima (Esquerda para Direita): João Guerra, Inês M. Oliveira, Renata Cunha, Ivo Dias, Nuno M. da Silva, Ana Cláudia Marques
Em baixo (Esquerda para Direita): Elisa M. Oliveira e Alice M. Oliveira

No passado dia 16 de Janeiro, na vertente de Desporto Escolar, realizou-se na Escola E.B. 2,3 de Ribeirão, o 2º Encontro Distrital de Desporto Escolar de Xadrez (Série B). Este Torneio foi mais uma vez um grande sucesso com a participação de quatro escolas, Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, Escola E.B. 2,3 de Ribeirão, Escola E.B. 2,3 Nuno Simões (Calendário) e Escola E.B. 2,3 Bernardino Machado (Joane) pertencentes ao Concelho de Vila Nova de Famalicão
A organização esteve ao cargo do professor José Cunha que contou com o apoio da Coordenação Educativa de Braga – Desporto Escolar e teve como árbitros auxiliares os professores José Azevedo, Nuno Sousa e Carlos Dias.

Com a participação de 67 alunos, Ivo Dias (NXVSC – Didáxis) foi o vencedor empatado, mas beneficiando de melhor coeficiente de desempate, com a sua colega de escola, Inês Machado Oliveira, totalizando 6,5 pontos em 7 possíveis. O pódio ficou completo com a atribuição do 3º lugar a Paulo Renato Costa (6 pontos) da Escola E.B. 2,3 de Ribeirão constituindo-se uma agradável surpresa já que apenas foi derrotado pelo 1º classificado.
Relativamente à classificação feminina Renata Cunha (NXVSC-Didáxis) foi uma justa vencedora posicionando-se em 8º lugar na Classificação Geral. Em 2º e 3º lugar femininos classificaram-se Elisa e Alice Machado Oliveira, também do NXVSC-Didáxis. Colectivamente, isto é, os quatro melhores classificados de cada Escola a grande vencedora foi a Didáxis (Vale S. Cosme) totalizando 23,5 pontos.

TAÇA DE PORTUGAL 2009/2010

NXVSC-DIDÁXIS A passa à próxima ronda

Decorreu no passado dia 16 de Janeiro, a 2ª ronda da Taça de Portugal de Xadrez.
O NXVSC-Didáxis está representado com 3 equipas que ficaram isentas aquando do sorteio da 1ª ronda.
Este torneio conta com a participação de 72 equipas provenientes de 51 clubes.

Apenas a equipa A venceu e, desta forma, assegurou passagem à 3ª ronda após uma vitória categórica, por 4-0, ao Núcleo de Xadrez de Santo Tirso.
As derrotas das equipas B e C acabaram por traduzir o favoritismo inicial do Grupo Desportivo Dias Ferreira B (Matosinhos) e Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio A (Guimarães), respectivamente.

Mais informações: http://xadrez64.com/resultados/242/2