2009/12/13

CCLXXV

CAMPEONATO DISTRITAL SEMI-RÁPIDAS INDIVIDUAL E EQUIPAS
FIM-DE-SEMANA HISTÓRICO

NXVSC-DIDÁXIS VENCE EM TODAS AS FRENTES


Da esquerda para a direita
Henrique Castro, Luis Silva e Rui pedro Gomes
Atrás
Fernando Costa, presidente da AXDB

Rui Pedro Gomes, capitão da Equipa A, ergue a Taça de Campeão Distrital Equipas
acompanhado pela sua "família" escaquistica
O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis (N.X.V.S.C. - Didáxis) assinou no passado fim de semana a sua mais bela página da sua história face aos resultados obtidos no Campeonato Distrital Absoluto de Semi-Rápidas (20 minutos de reflexão para cada jogador acabar a partida) Individual e por Equipas.

O Torneio Individual decorreu no dia 12 de Dezembro, organizado e arbitrado pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga e pelo clube anfitrião Clube de Xadrez de Manhente (Barcelos). Este Campeonato contou com o apoio da AXDB, da Junta de Freguesia de Manhente e da Escola E.B. 2,3 de Manhente.

Dos 84 participantes, 23 atletas pertenciam ao N.X.V.S.C. – Didáxis sendo o clube mais representado num total de 10 clubes participantes.
O jovem famalicense, com apenas 14 anos, Luís Miguel Neves da Silva (N.X.V.S.C. – Didáxis) venceu isolado, com 6 vitórias e dois empates. Este título absoluto foi o primeiro obtido por um atleta do NXVSC-Didáxis, resultado vem a confirmar que este atleta é já uma certeza do Xadrez Distrital e Nacional, tornando-se no mais jovem jogador Campeão Distrital Absoluto.
Em 2º lugar classificou-se o Mestre Nacional Henrique Castro (Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio - Guimarães), cabeça de série nº 1, que beneficiou de melhor coeficiente de desempate que o jovem jogador famalicense Rui Pedro Gomes (NXVSC-Didáxis) que alcançou um brilhante 3º lugar, mantendo-se invicto (6,5 pontos: 5 vitórias e 3 empates).
Desta forma, este torneio mostrou o elevado nível de competitividade e combatividade denotando uma considerável evolução dos atletas famalicenses do NXVSC-Didáxis sendo de destacar, ainda, as classificações de Inês Machado Oliveira, actual Campeã Nacional Feminina Sub-14 Semi-Rápidas (6º classificado; 6 pontos), Ivo Dias (7º classificado; 6 pontos) e Luís Romano (13º classificado; 5,5 pontos).

O Torneio por Equipas decorreu no dia seguinte, 13 de Dezembro, adoptando-se o Sistema Suíço de 7 sessões, onde cada ronda era disputada por 4 tabuleiros de cada clube. A prova contou com a participação de 60 jogadores, distribuídos por 13 equipas do Distrito de Braga, 4 das quais pertenciam ao N.X.V.S.C. - Didáxis o que constituiu um recorde em termos de participação numa prova distrital por equipas.

A equipa vimaranense A.M.A.S. A era a primeira cabeça de série mas foi superada por uma performance histórica da jovem equipa famalicense NXVSC-Didáxis (4º cabeça de série à partida) com uma média de idades de 15,25 anos, tornando-se na mais jovem equipa campeã no palmarés distrital!

Desta forma, a equipa A do NXVSC-Didáxis fez-se representar por Yaroslav Minakov (1º tabuleiro; 6 pontos em 7 jogos), Nuno Miguel Marques da Silva (2º Tabuleiro; 3,5 pontos em 7 jogos), Rui Pedro Gomes (3º tabuleiro e Capitão; 6 pontos em 7 jogos) e Inês Machado Oliveira (4º tabuleiro; 6 pontos em 7 jogos) totalizando 21,5 pontos em 28 possíveis. Com menos 1 ponto classificaram-se em 2º e 3º lugares, respectivamente, as equipas vimaranenses AMAS e João de Meira.

A classificação final ficou assim ordenada:
1 NXVSC A
2. AMAS A
3 JOÃO DE MEIRA A
4 A.URGESES A
5 AMAS B
6 NXVSC B
7 JOÃO DE MEIRA B
8 NXVSC C
9 A.URGESES B
10 MANHENTE B
11 MANHENTE A
12 MANHENTE C
13 NXVSC D


Eduardo Viana, tesoureiro da AXDB, foi fundamental no apoio informático (e não só!...) para a realização deste evento.
NXVSC-Didáxis presta-lhe uma justa homenagem!
Mais informações:

3 Comments:

Blogger Nuno Silva said...

Está aqui um erro, no torneio por equipas a Inês Oliveira fez 5 em 7 possiveis, e eu(Nuno Silva) fiz 4.5 em 7.

dezembro 14, 2009  
Blogger Joaquim Machado said...

Parabéns!!!

Fantásticos os resultados alcançados pelo Núcleo de Xadrez do Vale de S. Cosme/DIDÁXIS.

Parabéns ao Luís pelo titulo, adivinhava-se ("cheirava") e julgo que o Luís já merecia um titulo destes, é a prova de que o esforço e a dedicação compensam, e premeiam aqueles que lutam por um objectivo.

Parabéns também à jovem equipa que ontem conquistou o titulo colectivo, um sinal inequívoco da força de todo o clube.

Por fim parabéns ao prof. Mário Oliveira, e a todos os que com ele, todos os dias trabalham para que estes resultados tenham aparecido.

Cumprimentos
Joaquim Machado

dezembro 14, 2009  
Anonymous Anónimo said...

NXVSC!!!!!!! Não se pode facilitar!

É por fim que conseguimos resultados tão importantes, já eram merecidos! Tive pena de não ter tido disponibilidade para jogar o campeonato de Equipas mas sinto na pele a alegria de ser-mos campeões e muitos parabéns a todos os jogadores da DIDÁXIS que fizeram com que isto acontecesse. Quanto ao individual penso que foi uma surpresa para mim, mas o esforço que tenho tido teria que ser recompensado com um título tão importante, mas nunca pensei que fosse neste! Obrigado a toda a comunidade xadrezística porque sem eles nunca teria sido possível.

NXVSC!!!! ON FIRE!

Cumprimentos,

Luís Silva

P.S. Obrigado pelos elogios Sr.Machado lol.

dezembro 15, 2009  

Enviar um comentário

<< Home