2009/11/28

CCLXX

FINAL DA TAÇA DE BRAGA
NXVSC-DIDÁXIS perde (apenas) na FINAL
Decorreu na passada 6ª feira, dia 27 de Novembro, a Final da Taça de Braga na sede da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (instalações dos Amigos de Urgeses-Guimarães).
Este evento, com início às 21h15m, constituiu (mais) um marco histórico na vida do jovem clube NXVSC-Didáxis que marcou pela primeira vez uma presença na Final deste Torneio tendo por adversário a equipa dos Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio, cabeça de serie nº1 e, desta forma, favoritos à conquista da Taça.
Com relativa naturalidade a equipa famalicense não conseguiu contrariar o favoritismo inicial da equipa vimaranense perdendo por 3,5-0,5. No 1º, 3º e 4º tabuleiros Yaroslav Minakov, Luis Silva e Rui Pedro Gomes, respectivamente, perderam os seus jogos. Bruno Gomes, no 2º tabuleiro, alcançou um empate perante Francisco Castro, actual Campeão Distrital, constituindo uma agradável surpresa.
Na atribuição do 3º e 4º lugares, a equipa do AMAS B foi mais forte derrotando o Clube Xadrez Afonsino (Guimarães).
No que concerne o 5º e 6º lugares, o NXVSC C derrotou os Amigos de Urgeses A (2-2), após desempate por vitória de Inês Machado Oliveira no 1º tabuleiro perante Carlos Machado.
Em 7º e 8º lugares classificaram-se as equipas vimaranenses Clube de Xadrez João de Meira e Círculo de Arte
Em 9º lugar classificou-se a equipa B do NXVSC.Didáxis após vitória categórica de 4-0 à jovem equipa B dos Amigos de Urgeses que desta forma ocopou o 10º lugar.
De realçar o excelente trabalho desenvolvido a nível da arbitragem pelo árbitro nacional Eduardo Viana, bem como, pelo Director de Prova, Joaquim Machado.



"Recordar é viver..."
Mário Oliveira (brancas) vs Frederico Barreira (pretas)
Iniciaram a prática do Xadrez na Escola E.B. 2,3 João de Meira em 1990!
Quem sabe se o Frederico não voltará às lides escaquísticas?



NXVSC C vs Amigos de Urgeses (2-2)
A vitória de Inês Machado Oliveira perante Carlos Machado foi decisiva!

AMAS A vs NXVSC (3,5-0,5)