2009/11/08

CCLXIII

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ SEMI-RÁPIDAS
Inês Machado Oliveira tri-campeã
Ivo Dias 3º lugar Sub-12


Inês Machado Oliveira somou o terceiro título nacional
Parabéns!
Decorreu no passado dia 7 de Novembro, na Benedita, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez federado, na vertente Semi-Rápidas (20 minutos para cada jogador acabar a partida).
Este campeonato contou com cerca de duas centenas e meia de participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, Sub-10,Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20.



O N.X.V.S.C. - Didáxis foi representado por 25 alunos que alcançaram resultados individuais bastante satisfatórios.

O grande destaque desta delegação foi a prestação de Inês Machado Oliveira no escalão sub-14 que se sagrou campeã nacional obtendo 5 vitórias e 2 derrotas, classificando-se em 5º lugar ex-aqueo absoluto. Esta vitória, o terceiro título nacional individual, resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis. De realçar que esta jovem atleta famalicense está inserida no Quadro de Alta Competição depois dos excelentes resultados obtidos na época anterior. O vencedor absoluto foi João Vicente (Clube de Xadrez Pedro Hispano – Soure) obtendo 6 vitórias e 1 empate.

Nos Sub-12, Ivo Dias, actual top-10 nacional, não deixou os seus créditos por mãos alheias, lutando pelo título até à última jornada, ocupando o 3º lugar do pódio. O grande vencedor foi Henrique Aguiar (Clube dos Galitos - Aveiro) e o título feminino foi obtido por Diana Nogueira (Moto Clube do Porto).

Na categoria Sub-16, é de realçar o 10º lugar ex-aqueo obtido por Nuno Campos com 4,5 pontos em 7 possíveis e o 15º lugar alcançado por Luis Miguel Silva (4 pontos). Jorge João Ferreira (G. D. Dias Ferreira - Matosinhos) sagrou-se novamente Campeão Nacional e Ana Meireles (A.M.A.S. - Guimarães) revalidou o título feminino.

Nos Sub-18, é de realçar o 4º lugar ex-aqueo obtido por João Cruz (4,5 pontos) e o 11º lugar ex-aqueo alcançado por Nelson Torres (4 pontos). António Vasques (Santoantoniense Futebol Clube) e Agna Gabriel (Clube Amador de Mirandela), não deram hipóteses à concorrência, conquistando os títulos absolutos e femininos com grande vantagem.

No escalão Sub-20, Mário Povoa (Santoantoniense F.C.) foi coroado com o mais alto Título Nacional Jovem e Vanessa Amorim (Urb. Vila D’Este) venceu a competição feminina.

No escalão mais jovem, Sub-08, o benjamim do NXVSC-Didáxis André Cabanelas Cardoso, actual vice-campeão distrital Sub-08, obteve uma promissora estreia em competições nacionais alcançando o 4º lugar ex-aqueo (4 pontos). Na categoria feminina, Alice Machado Oliveira lutou por um lugar do pódio até à última jornada. Todavia, uma derrota na 7ª e última sessão provocou uma decida para o 12º lugar absoluto, 5ª melhor feminina. André Costa (Pontex) e Cristina Martins (C.A. de Mirandela) obtiveram respectivamente os títulos absolutos e femininos.

Nos Sub-10, Rita Jorge (Penichense) obteve uma dupla vitória: vertente absoluta e feminina, respectivamente.

De sublinhar que os resultados obtidos neste torneio foram o corolário de uma aposta contínua no Xadrez Jovem que tem vindo a ser feita desde que o N.X.V.S.C. – Didáxis foi criado, permitindo sonhar com um clube cada vez mais forte, consolidando-se no panorama escaquístico nacional.
Estão de parabéns todos os Jogadores do N.X.V.S.C.-Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis e Direcção Pedagógica da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis.


NXVSC-Didáxis invadiu a Benedita!

Mais informações: