2010/01/31

CCLXXXVII

Torneio de Xadrez no Hotel do Terço – Barcelos
Jovens famalicenses brilham na última jornada


Inês Machado Oliveira venceu na última jornada o cabeça de série nº1, Orphe Bolhari

A convite da administração do Hotel do Terço, a secção de xadrez do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, organizou um torneio de xadrez a contar para ELO FIDE (rating internacional) na sala multiusos da referida unidade hoteleira entre os dias 14 e 28 de Janeiro.
O facto de o torneio contar para a lista de ELO Internacional, os prémios oferecidos e as condições físicas proporcionadas para a prática do xadrez, trouxeram a Barcelos xadrezistas dos clubes “chave” do Distrito de Braga, contando com a participação de jogadores dos 2 mais fortes clubes: AMAS (Guimarães) e NXVSC-Didáxis (Famalicão) e, desta forma, não deixavam antever com clareza a disposição nos lugares cimeiros. O atleta iraniano do AMAS Orphe Bolhari (ELO 2178) encontrou adversários à altura, destacando-se, Luís Neves da Silva (ELO 1734) no NXVSC-Didáxis, que no torneio GEMA realizado na localidade galega de Mondariz em Dezembro, regressou para casa com o prémio de melhor sub2000, com a notável performance de 2166. No entanto, a vitória entre o jogo de ambos na 4ª jornada sorriu a Bolhari e ao chegar à 5ª e última jornada, realizada no passado dia 28, nada fazia antever o resultado entre o jogo de Orphe Bolhari e Maria Inês Oliveira (ELO 1678) do NXVSC, já que a diferença de mais de 400 pontos ELO dava pouca margem a expectativa.
No entanto, a jovem famalicense “escreveu com outras letras” e conseguiu uma vitória notável ao bater o adversário mais cotado, levando para casa o 2º lugar e colocando em 3º o colega de clube Luís Neves da Silva que também venceu o Ucraniano Yuri Horbach (4º lugar). O 5º lugar foi ocupado pelo jovem famalicense Ivo Dias.
O Melhor Barcelense em prova foi o jogador do CCCB Adolfo Cibrão classificando-se em 6º lugar.

Prémios:
1º Lugar – Orphe Bolhari - Troféu + Fim-de-semana para duas pessoas, oferta do Hotel do Terço
2º Lugar – Maria Inês Oliveira - Troféu + 1ª noite para duas pessoas, oferta do Hotel do Terço
3º Lugar – Luís Neves da Silva - Troféu + jantar para duas pessoas, oferta do Restaurante Galliano
4º Lugar - Yuri Horbach – Troféu
5º Lugar – Ivo Dias - Troféu

Em paralelo com este evento, a secção de xadrez do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos inaugurou no Posto de Turismo de Barcelos uma exposição de tabuleiros de xadrez que ficará exposta até ao dia 29 de Fevereiro.
Seccão de Xadrez CCCB:
Filipe Costa




Posto de Turismo de Barcelos
Visão panorâmica da exposição de tabuleiros de Xadrez

Mais informações: