2009/08/02

CCXLVIII

Campeonato Nacional Feminino 2009
Inês Machado Oliveira mantém-se no top-10

Inês Machado Oliveira causou sensação ao empatar com Ariana Pintor da Selecção Nacional Feminina


O 32º Campeonato Nacional Feminino decorreu no Gaia Hotel, no Porto, de 20 a 27 de Julho, numa organização da Academia de Xadrez de Gaia, de parceria com a AXP e a FPX e apoios da Gaianima, AnimarGaia, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, do IDP e do GaiaHotel.

A arbitragem deste Torneio esteve a cargo de Vitorino Ferreira e contou com as melhores jogadoras nacionais, entre as 36 inscritas oriundas de todo o país.

A jovem sub-18 ANA BAPTISTA (WFM, Mestre FIDE Feminina), do G. C. de Odivelas (distrito de Lisboa), renovou o título conquistado na época anterior. Na 7ª e última jornada, ANA BAPTISTA (WFM) não deixou escapar a oportunidade e ao vencer Ariana Pintor (WFM), garantiu a revalidação do título. MARGARIDA COIMBRA (WFM) e BIANCA JEREMIAS empataram, na mesa 2, entretanto, dando-lhes respectivamente o 2º e 4º lugares. A 3ª posição ficou para CATARINA LEITE (WIM, Mestre Internacional Feminina), cabeça de série nº1, após vencer a representante do Distrito de Beja, Sara David.

As principais surpresas da prova acabaram por ser as representantes do Distrito de Braga: a vimaranense Ana Meireles e a famalicense Inês Machado Oliveira. O 5º lugar obtido pela jovem sub-16 ANA MEIRELES (AMAS), depois de derrotar a anterior Vice-Campeã nacional, Ana Margarida Ferreira (ACR Vale de Cambra) na última sessão, e o 7º lugar alcançado pela jovem sub-14 INÊS MACHADO OLIVEIRA (NXVSC-Didáxis), que chegou a causar sensação ao empatar, na 2ª sessão, com a jogadora olímpica Ariana Pintor. De realçar, que no campeonato da época anterior INES MACHADO OLIVEIRA obteve a 9ª posição o que denota evolução dos resultados que tem vindo a obter e margem de progressão.

O Distrito de Braga fez-se, ainda, representar pela actual Campeã Nacional Sub-08, Beatriz Rasteiro (Amiguinhos de Urgeses - Guimarães), que alcançou o 31º lugar.

Desta forma, o NXVSC – Didáxis, continuará a apostar no Xadrez Feminino, área pouco desenvolvida deste desporto com o intuito de melhorar cada vez mais os resultados anteriormente obtidos.
Mais Informações:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Inês tem feito belos resultados e tal acontecimento não me espanta minimamente, a sua dedicação tem vindo a mostrar-se nas batalhas disputadas nos tabuleiros.
Este torneio foi só uma amostra daquilo que a Inês tem para nos mostrar!

Força Inês!

Rui Pedro Gomes

agosto 03, 2009  

Enviar um comentário

<< Home