2009/07/19

CCXLV

Ivo Dias vence V Torneio Fechado do Vale

Cerimónia de Encerramento

Em baixo (da esquerda para a direita): Pedro Ferreira (3º), Ivo Dias (1º) e Inês M. Oliveira



Decorreu, dos dias 13 a 18 de Julho, na Sala de Xadrez da Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis o V Torneio Fechado do Vale a contabilizar para elo F.I.D.E..

A organização esteve a cargo do N.X.V.S.C.-Didáxis, e os atletas participantes tiveram a oportunidade de consolidar os seus conhecimentos escaquísticos em contexto de férias desportivas escolares. Os professores responsáveis, Mário Oliveira e José Azevedo, por esta iniciativa garantiram “que esta é uma experiência que se repete do ano lectivo anterior dado o sucesso alcançado, pois estes jovens atletas tiveram oportunidade de evoluir na sua prática competitiva”.

A par deste evento, os jovens atletas participantes tiveram a oportunidade de “apadrinhar” os novos alunos do 5º ano de escolaridade, do próximo ano lectivo, da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, integrado na actividade pioneira “Descobrir a minha Escola”. Desta forma, todos tiveram a oportunidade de aprender as regras básicas, conhecimentos e técnicas deste mui nobre jogo, num ambiente de convívio com os alunos federados que praticam Xadrez. Também se valorizou a ética desportiva e promoveu-se a autonomia, a confiança pessoal e estimulou-se a capacidade de iniciativa e cooperação.


Este Torneio contou com a presença de 10 jogadores do N.X.V.S.C.-Didáxis (Rui Pedro Gomes, Inês Machado Oliveira, Ivo Dias, Nelson Torres, Nuno Miguel Silva, Renato Ferreira, Pedro Ferreira, Nuno Campos, João Veloso e Andreia Mendes) e 2 jogadores do Operário Futebol Clube (João Ribeiro e Marcos Ribeiro).

A cerimónia de encerramento contou com a presença do treinador FIDE, António Caramez Pereira, que enalteceu este tipo de iniciativas “em que estes jovens xadrezistas têm oportunidade de investir, nesta modalidade, nas suas férias escolares visando continuar a dar cartas nas competições distritais e nacionais". A finalizar o seu discurso enalteceu as vantagens deste mui nobre jogo que constitui “um instrumento formativo de primeira ordem, já que faz desenvolver capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribui para a formação integral da pessoa”.

O grande vencedor do V Torneio Fechado do Vale foi Ivo Dias (9,5 pontos em 11 possíveis), e Inês Machado Oliveira obteve os mesmos pontos, mas pior desempate, classificando-se, assim, em 2º lugar. O 3º lugar do pódio foi ocupado pelo Pedro Ferreira, o que constituiu uma enorme surpresa já que não tinha, no início da prova, ranking FIDE.