2008/05/05

CL

FINAL DISTRITAL ESCOLAR 2008
N.X.V.S.C.-Didáxis renova título colectivo
Catarina Cunha, Campeã Distrital Escolar Feminina
Yaroslav Minakov, Vice-Campeão Distrital Escolar de Xadrez
A Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis foi palco, no passado dia 3 de Maio, da FINAL DISTRITAL ESCOLAR do CAE de Braga do Ano Lectivo 2007/ 2008.O torneio foi organizado pela Escola de Referência Desportiva da Didáxis (N.X.V.S.C.-Didáxis) e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro de Área Educativa de Braga (Desporto Escolar).
A arbitragem esteve a cargo dos árbitros Avelino Ribeiro e Duarte Ribeiro, tendo especial apoio de alunas da turma 2 do 10º ano que, desta forma, obtiveram os requisitos necessários para se tornarem árbitros distritais.

Teve uma adesão significativa, contando com a participação de 13 Escolas do Distrito de Braga, num total de 103 jovens xadrezistas.
O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme – Didáxis foi representado por 19 alunos, sendo de destacar a prestação dos quatro melhores classificados: Yaroslav Minakov (7 vitórias e 1 derrota; 2º lugar), Luís Miguel Neves da Silva (6 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 5º lugar), João Pedro Ribeiro e Marcos Ribeiro (6 vitórias e 2 derrotas; 6º lugar ex-aqueo), totalizando 25,5 pontos. Desta forma, o título colectivo conquistado o ano lectivo anterior foi renovado de forma incontestável, deixando a 1,5 pontos de distância a E.R.D. de Gil Vicente (Urgeses - Guimarães) e a 2 pontos a E.R.D. da João de Meira (Guimarães) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Foi com satisfação que o N.X.V.S.C. - Didáxis viu Yaroslav Minakov, nas Provas Individuais, sagrar-se Vice-Campeão Distrital Escolar de Xadrez com os mesmos pontos do grande vencedor, Nuno Martinho (E.R.D. da João de Meira), que obteve o melhor coeficiente de desempate. Em 3º lugar classificou-se Carlos Machado (E.R.D. de Gil Vicente), também com os mesmos pontos dos dois primeiros classificados, mas pior coeficiente de desempate.
Catarina Cunha (N.X.V.S.C. - Didáxis) sagrou-se Campeã Distrital Escolar Feminina sucedendo à sua colega de equipa Inês Machado Oliveira que este ano se classificou em 2º lugar. O último lugar do pódio feminino foi ocupado por Joana Mota (E.R.D. da João de Meira).
Por escalões, vários atletas do N.X.V.S.C. – Didáxis notabilizaram-se nesta competição:Ivo Dias e Luís Miguel Neves da Silva sagraram-se Campeões nas Categorias Infantil A e B, respectivamente. João Pedro Ribeiro foi o classificado na Categoria Iniciados e Cláudio Rafael Silva foi classificado na Categoria Juvenis.
No final do Torneio, todos os professores foram unânimes ao consideraram que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta actividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.
De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, reflectindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objectivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
QUADRO DE HONRA
CLASSIFICAÇÃO ABSOLUTA
1º NUNO MARTINHO (7 pontos), E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA)
2º YAROSLAV MINAKOV (7pontos), E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS)
3º CARLOS MACHADO (7 pontos), E.R.D.X. (GIL VICENTE)
CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA
1º E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS) ; 25,5 pontos
2º E.R.D.X. (GIL VICENTE) ; 24 pontos
3º E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA) ; 23,5 pontos
CLASSIFICAÇÃO FEMININA
1º CATARINA CUNHA (6 pontos) E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS)
2º INÊS MACHADO OLIVEIRA (5 pontos) E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS)
3º JOANA MOTA (4 pontos) E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA)
CLASSIFAÇÃO POR ESCALÕES (PRÉMIOS NÃO ACUMULÁVEIS)
INFANTIL A
1º IVO DIAS, E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS)
2º BRUNO RIBEIRO, E.R.D.X. (GIL VICENTE)
3º JOÃO DANIEL RIBEIRO, E.R.D.X. (GIL VICENTE)
INFANTIL B
1º LUIS MIGUEL NEVES DA SILVA, E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS)
2º VITOR FERNANDES, E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA)
3º FRANCISCO MOTA, E.R.D.X. (JOÃO DE MEIRA)I
INICIADOS
1º JOÃO CARLOS COSTA, E.R.D.X. (GIL VICENTE)
2º JOÃO CRUZ, ESCOLA E.B. 2,3 RIBEIRÃO
3º JOÃO PEDRO RIBEIRO, E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS)
JUVENIS
1º JOÃO CARLOS AFONSO, ESCOLA E.B. 2,3 DE MANHENTE
2º CLÁUDIO RAFAEL SILVA, E.R.D.DIDÁXIS (N.X.V.S.C.-DIDÁXIS)
3ºLUIS ROMANO, ESCOLA SECUNDÁRIA SÁ DE MIRANDA (BRAGA)