2007/12/15

CX

V TORNEIO DO VALE: sucesso repetido!


O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme - Didáxis (N.X.V.S.C.) organizou no passado dia 14 de Dezembro de 2007, na Sala de Eventos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, o V TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Actividades do Encerramento do 1º Período.Este Torneio dirigia-se aos jogadores do Clube e alunos da Escola que frequentam os 1º, 2º, 3º Ciclos de Ensino Básico e Secundário, sendo vencido por Yaroslav Minakov (aluno da turma 11.1), com um torneio 100% vitorioso. Em segundo e terceiro lugares classificaram-se, respectivamente: João Ribeiro (9.2) e Rui Pedro Gomes (8.1). Catarina Cunha (12.2) foi pela segunda vez consecutiva a vencedora feminina classificando-se Inês Machado Oliveira e Renata Cunha na 2ª e 3ª posições, respectivamente.Este evento contou, mais uma vez, com a presença do Sr. Vereador do Desporto, Dr. Jorge Paulo Oliveira, bem como do Presidente da Direcção Pedagógica desta Escola, Dr. José Fernandes, e registou uma grande adesão de toda a comunidade escolar.

Esta iniciativa, que contou com a presença de meia centena de jogadores, pretendeu dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano lectivo 2003/2004, tendo como principal objectivo criar uma competição saudável entre os alunos.

Esta competição foi coordenada e arbitrada pelos professores Mário Oliveira e José Azevedo. De salientar que este Campeonato contou com a presença e apoio de ex-alunos da Escola que se mostraram disponíveis a dar o seu contributo transmitindo os seus ensinamentos aos novos alunos do Núcleo. Mais uma vez, os jogadores do Grupo Desportivo Dias Ferreira de Matosinhos, realizaram simultâneas com os alunos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, estando integrados nessa comitiva os Mestres Distritais do Porto António Caramez Pereira e Ricardo Margarido.

Também, enquadrado no encerramento das actividades lectivas do 1º Período decorreu o I Torneio da Escola E.B.1 de Telhado que teve como vencedor João Lucas Costa e envolveu duas dezenas de novos atletas Sub-10 federados pelo N.X.V.S.C.-Didáxis. Este Torneio decorreu nos meses de Novembro, Dezembro e finalizou-se no passado dia 13 de Dezembro.

Mais informações: http://www.axdb.pt/vale07.htm