2007/12/05

CVI

Jovem português Ruben Pereira
sagra-se
Vice-Campeão Mundial de Sub-16
O N.X.V.S.C.-Didáxis felicita o êxito obtido por esta jovem promessa do Xadrez Nacional que com este feito inigualável poderá potenciar o desenvolvimento do Xadrez Nacional Jovem.
Também, é de reconhecer a prestação bastante positiva de André Viela (G.D.Dias Ferreira), Bicampeão Nacional Sub-18, obtendo 6 pontos em 11 possíveis concluindo em 47º lugar ( era o nº 69 à partida) . Dos 11 jogos efectuados 9 foram contra jogadores teoricamente mais cotados e não nos podemos esquecer que foi a primeira vez que este jovem participou numa prova tão importante em representação do país. Deve ser dos jogadores jovens com maior margem de progressão no nosso país.
Apesar de reconhecer que o resultado obtido «é importante para o xadrez português», Ruben Pereira não coloca a modalidade como prioridade na vida pessoal.
«Não penso seguir o xadrez como actividade profissional. Gosto muito de jogar e quero continuar a evoluir, mas o meu objectivo é apenas chegar a grande-mestre e não ser profissional», disse o jovem em declarações ao JN.
Num trabalho assinado pelo jornalista Paulo Felizes, o jogador da Associação Académica da Amadora, conta como decorreu a prova em Antalya (Turquia). «Até à 10.ª jornada, nunca me passou pela cabeça ser campeão mundial. Era o número 9 à partida e tinha como objectivo um lugar nos 10 primeiros. No entanto, depois de ganhar ao espanhol Recuero fiquei em situação de poder discutir o título na última jornada», referiu.
A partida decisiva frente ao romeno Ioan Chirilia não correu bem ao jovem mestre luso, que acabou por propor o empate numa posição inferior. «Segui um plano errado e fiquei em desvantagem posicional e sem possibilidades de contra-atacar, daí ter proposto o empate, que o meu adversário aceitou», afirmou ao JN.

Ruben Pereira deu-se a conhecer ao xadrez nacional muito jovem, quando ganhou o campeonato nacional de sub-10.
Desde os nove anos que ganha sempre os «Nacionais» da respectiva categoria e, treinado pelo grande-mestre António Fernandes, tem seguido uma evolução firme, com resultados significativos neste ano, como os títulos de vice-campeão nacional absoluto e este de vice-campeão mundial de sub-16.
O xadrezista, de 15 anos, é aluno da Escola Secundária Padre Alberto Neto, em Queluz.