2007/11/04

XCVIII

Campeonato Distrital
de
Semi-Rápidas Equipas 2007-2008:
C.X. Bracara Augusta campeão
NXVSC obtém um surpreendente 3º lugar

Da esquerda para a direita:
Henrique Castro (capitão A.M.A.S. A, 2º), Anatholy Kodurov (capitão C.X. Bracara Augusta, 1º) e Mário Oliveira (capitão N.X.V.S.C.-Didáxis A, 3º)
O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme (N.X.V.S.C.) organizou o Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez por Equipas na vertente Semi-Rápidas (15 minutos para cada jogador terminar a partida), em parceria com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga. Esta competição realizou-se no passado dia 3 de Novembro, Sábado, na Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, adoptando-se o Sistema Suíço de 7 sessões, onde cada ronda era disputada por 4 tabuleiros de cada clube.


A prova contou com a participação de 60 jogadores, distribuídos por 14 equipas do Distrito de Braga, 6 das quais pertenciam ao N.X.V.S.C.-Didáxis.
A equipa vimaranense A.M.A.S. A era a primeira cabeça de série, mas um empate surpreendente, na 5ª sessão, face à equipa A do N.X.V.S.C.-Didáxis fez com que se quedasse com o 2º lugar, beneficiando desse resultado o C.X. Bracara Augusta que havia derrotado por 4-0, na 3ª sessão, o N.X.V.S.C.-Didáxis A, atingindo, assim, o 1º lugar. A equipa A do N.X.V.S.C.-Didáxis conseguiu até à última sessão “segurar” o 3º lugar, obtendo mais um empate precioso na 6ª sessão ante os A.M.A.S. B e “cilindrando” na última sessão a equipa D do N.X.V.S.C. por 4-0.
A classificação final ficou assim ordenada:
1º Clube de Xadrez Bracara Augusta
2º Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio A
3º Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme A
4º Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio B
5º e 6º Amigos de Urgeses A; Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme B
7º e 8º Escola E.B. 2,3 João de Meira A; Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme C
9º Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio C
10º e 11º Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme E e Escola E.B. 2,3 João de Meira B
12º Amigos de Urgeses B
13º Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme D
14º Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme F


A 3ª posição obtida surpreendeu as expectativas inicialmente traçadas para esta competição sénior (absoluta), mostrando que estes jovens famalicenses podem sonhar cada vez mais alto!


A equipa A do N.X.V.S.C.-Didáxis fez-se representar por Yarolslav Minakov (1º tabuleiro, 4 vitórias em 7 jogos), Bruno Gomes (2º Tabuleiro, 5 vitórias em 7 jogos), Rui Pedro Gomes (3º tabuleiro, 5 vitórias em 7 jogos) e Mário Oliveira (4º tabuleiro, 5 vitórias em 7 jogos).