2009/10/04

CCLVI

CAMPEONATO NACIONAL DE RÁPIDAS DE XADREZ
2008/2009

NXVSC-DIDÁXIS TOP-TEN Nacional
Ivo Dias, Inês Machado Oliveira e Rui Pedro Gomes
vencem prémios individuais

Da esquerda para a direita:
O professor responável pelo NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira, o capitão da equipa, Bruno Gomes, vencedores das categorias S16, S12 e S14: Rui Pedro Gomes, Ivo Dias e Inês Machado Oliveira, respectivamente.

A Associação de Xadrez do Distrito de Braga, em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez, organizou o Campeonato Nacional Absoluto na vertente Rápidas (5 minutos para cada jogador completar a partida). Este Torneio decorreu nos dias 3 e 4 de Outubro nas instalações do Pavilhão Multiusos de Guimarães. Com arbitragem a cargo de Vitorino Ferreira e direcção de prova da responsabilidade de Eduardo Viana, este evento contou com a participação de 84 atletas provenientes de todo o país. Este Torneio contou com o apoio de várias entidades do Distrito sendo de destacar a Câmara Municipal de Guimarães e a Cooperativa Vimaranense Tempo Livre.


Núcleo de Teatro da Didáxis evidenciou-se no dia de abertura!

A abertura deste evento realizou-se no dia 2 de Outubro através da iniciativa, Festival de Xadrez do Minho, visando a promoção do Xadrez às camadas mais jovens do Distrito de Braga reunindo duas centenas de crianças do 1º e 2º ciclos de Ensino Básico. O Núcleo de Teatro da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis apresentou o “Reencontro de Kasparov e Karpov: 25 anos depois…” numa alusão à reedição do match entre dois ícones do xadrez Mundial que decorreu recentemente em Espanha na cidade de Valência. Os jovens actores da turma 2 do 12º ano - José Ricardo Fernandes, João Nuno Gonçalves, Sónia Silva e Ivânia Silva – abrilhantaram este dia com a sua participação.

No dia 3 de Outubro teve lugar a competição colectiva onde a favorita Associação Recreativa de Vale De Cambra não deixou os seus créditos por mão alheias vencendo categoricamente. O pódio foi completado pelo Moto Clube do Porto e Grupo de Xadrez do Porto que se classificaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.
De destacar, que a jovem equipa do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme - Didáxis posicionou-se em 8º lugar, melhor equipa do Distrito de Braga, em 18 equipas participantes.

Ambiente geral: concentração absoluta!

No dia 4 de Outubro decorreu a competição individual onde o Grande Mestre António Fernandes (Grupo Desportivo Diana de Évora) impôs o seu favoritismo cedendo apenas 1,5 pontos em 15 jornadas. O Mestre Nacional José Padeiro (Moto Clube do Porto, 2º classificado – 12,5 pontos) e António Caramez Pereira (Grupo Desportivo Dias Ferreira, 3º classificado – 11,5 pontos) completaram o pódio.
O prémio feminino foi conquistado pela vimaranense Ana Meireles (Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio) e por escalões tem que se destacar a conquista de três prémios individuais de atletas famalicenses do NXVSC-Didáxis: Ivo Dias (Sub-12, 24º lugar), Inês Machado Oliveira (S-14, 25º lugar) e Rui Pedro Gomes (S-16, 7º lugar absoluto). Nas restantes categorias etárias os vencedores foram Beatriz Rasteiro (S-08, Amigos de Urgeses), Hugo Ferreira (S-10, Clube Desportivo Ferroviários do Barreiro), Simão Pintor (S-18, GDDF) e Carlos Novais (S-20, AMAS).
A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Governador Civil de Braga, José Lopes, que manifestou regozijo pela realização desta competição no Distrito de Braga prometendo “apoiar continuamente todo tipo de iniciativas (levadas a cabo leva AXDB) que enobrecem quem as promove e organiza”. Concluiu o seu discurso dirigindo-se aos responsáveis de Clubes de Xadrez, bem como, aos Encarregados de Educação por “acreditarem nos benefícios que esta modalidade confere aos seus alunos/educandos”.

Com esta competição nacional deu-se por encerrada a época desportiva do calendário da Federação Portuguesa de Xadrez.


Cerimónia de Encerramento contou com a presença do sr. Governador Civil de Braga: José Lopes, acompanhado pelo presidente da AXDB, Fernando Costa.
O pódio:
1º António Fernandes; 2º José Padeiro e 3º António Caramez Pereira.

Mais informações:
Página Oficial
Página Tempo Livre
Classificação Colectiva
Classificação Individual

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns a todos os atletas do NXVSC! Quem me dera ter participado, mas um torneio de lentas é um torneio de lentas... Vocês sabem como honrar o clube:)


NXVSC Forever!


Luís Silva ou Bob O Construtor

outubro 04, 2009  
Anonymous Anónimo said...

É isso mesmo Luís!

Foram 2 óptimos dias !! Muito bons para jogar xadrez!
Não estiveste por cá, mas andas a honrar o nosso clube por outras bandas! Boa sorte para o torneio!

NXVSC Siempre!

Rui Pedro Gomes

outubro 05, 2009  

Enviar um comentário

<< Home