2008/05/11

CLIII

Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar 2008
N.X.V.S.C. - Didáxis obtém o 1º lugar
João Bastos vice-campeão regional escolar
Inês Machado Oliveira campeã regional escolar

Escola Referência Desportiva da Didáxis (Xadrez) alcança o pleno:
Duas semanas = Dois títulos colectivos escolares
PARABÉNS!!

A Escola de Referência Desportiva da Didáxis (Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme) participou no passado Sábado, dia 10 de Maio, no Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar que decorreu em Vila Pouca de Aguiar, na Escola E.B. 2,3 de Vila Pouca de Aguiar.
Contando com o apoio do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Direcção Regional Norte, C.L.D.E. de Vila Real e Câmara Municipal de Vila Pouca De Aguiar este Campeonato pautou-se por um extraordinário sucesso.
Envolveu a participação de 132 alunos, pertencentes a 32 escolas dos CAE´s de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Tâmega.
Sob a direcção de arbitragem de Vitorino Ferreiro e professor João Martinho, a prova disputou-se em oito sessões num sistema semi-rápido, em que cada jogador, ao disputar cada partida, dispunha de 15 minutos.

Jorge Viterbo Ferreira (Escola E.B. 2,3 de Paranhos - Distrito do Porto) foi o grande vencedor (7 vitórias e 1 empate em 8 jogos) seguindo-se, com menos meio ponto, João Bastos (N.X.V.S.C.– Distrito de Braga) e sendo o 3º lugar do pódio ocupado pelo vencedor do ano lectivo transacto, Lucas Silva (Escola Secundária de Gondomar – Distrito do Porto) com os mesmos pontos mas pior coeficiente de desempate.


A nível da classificação feminina, Inês Machado Oliveira (N.X.V.S.C.– Distrito de Braga) foi a grande vencedora (6 pontos e 8º lugar na geral) sagrando-se Campeã Regional Norte de Xadrez na vertente Desporto Escolar.

A Escola de Referência Desportiva da Didáxis (Vale S. Cosme) fez-se representar por 18 alunos sendo os quatro melhores classificado João Bastos (2ª posição na geral), Yaroslav Minakov (7º, 6 pontos), Inês Machado Oliveira (8º) e Rui Pedro Gomes (10º, 6 pontos).Totalizando 25 pontos, estes alunos contribuíram decisivamente para a conquista do Título Colectivo Regional Norte Escolar (um lugar acima da classificação obtida no anterior Regional Escolar – 2007). Desta forma, no presente ano lectivo alcançou-se o pleno já que na passada semana o N.X.V.S.C.-Didáxis tinha conquistado o Título Colectivo Distrital Escolar (CLDE de Braga). A completar o pódio a E.R.D. de Xadrez da João De Meira (22,5 pontos) e o Colégio de Gaia (22 pontos) classificaram-se em 2º e 3º lugares, respectivamente.

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direcções Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.).


Mais Informações: http://clubexadrezevpa.blogs.sapo.pt/4927.html

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Perfeitinho o torneio se tivessemos o prémio merecido como melhor equipa... e se tivessemos um aquecedor portátil tb pk não estava fácil xD
Sem ser tendeciosa ou parcial... SOMOS OS MELHORES! (se calhar xD de certeza no caso)

N.X.V.S.C. =D (honra japonesa)

maio 12, 2008  

Enviar um comentário

<< Home