2025/05/09

MCCXV

 


REGULAMENTO

II TORNEIO XADREZ JOVEM CREIXOMIL

 

1. Organização e local

O torneio realiza-se no Multiusos de Guimarães, no dia 25 de maio de 2025 e é organizado pela Junta de Freguesia de Creixomil, com o patrocínio da Câmara Municipal de Guimarães, Junta de Freguesia de Creixomil, Tempo Livre - Guimarães e apoio da Associação Académica da Didáxis e Clube de Xadrez A2D

 

2. Participantes

2.1.   Poderão participar todos os jogadores, até aos 20 anos de idade, devidamente filiados na FPX na presente época e é limitado às primeiras oitenta inscrições.

2.2 Válido para ranking FIDE/Blitz (Rápidas).

 

3. Inscrições

3.1. Até às 23 horas de sexta-feira, 23 de maio de 2025, através do email xadrezjovemcreixomil@gmail.com

Contacto telefónico: 933285684

3.2.  Taxa de inscrição

Grátis

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail para xadrezjovemcreixomil@gmail.com .

 

4. Prémios

4.1. Classificação absoluta e feminina

1.º Classificado absoluto– Taça e medalhão

2.º Classificado absoluto– Medalhão

3.º Classificado absoluto– Medalhão

1.º Classificado feminino– Medalhão

2.º Classificado feminino– Medalhão

3.º Classificado feminino– Medalhão

4.2. Serão atribuídos ainda outros prémios: medalhões para o primeiro classificado por cada escalão etário:

1.º Classificado Sub-08 – medalhão

1.º Classificado feminino Sub-08 – medalhão

1.º Classificado Sub-10 – medalhão

1.º Classificado feminino Sub-10 – medalhão

1.º Classificado Sub-12 – medalhão

1.º Classificado feminino Sub-12 – medalhão

1.º Classificado Sub-14 – medalhão

1.º Classificado feminino Sub-14 – medalhão

1.º Classificado Sub-16 – medalhão

1.º Classificado feminino Sub-16 – medalhão

1.º Classificado Sub-18 – medalhão

1.º Classificado feminino Sub-18 – medalhão

1.º Classificado Sub-20 – medalhão

1.º Classificado feminino Sub-20 – medalhão

4.2. Os prémios são acumuláveis.

4.3. Para ter direito aos prémios será necessário participar na cerimónia de encerramento.

 

5. Sistema e ritmo de jogo

Sistema suíço de 7 sessões, em partidas de 5 minutos.

 

6. Calendário

6.1. Data-hora das sessões:

Dia 25 de maio 2025

09h30 – Acreditação

09h45 – Cerimónia de abertura

10h00 – 1.ª Sessão

10h20 – 2.ª Sessão

10h40 – 3.ª Sessão

11h00 – 4.ª Sessão

11h20 – 5.ª Sessão

11h40 – 6.ª Sessão

12h00 – 7.ª Sessão

12h30 - Cerimónia de encerramento e entrega de prémios.

6.2. A organização, por razões que considere de força maior, pode introduzir reajustamentos.

 

7. Faltas de comparência

7.1. Os jogadores que averbarem falta de comparência na 1.ª sessão serão eliminados do Torneio pela organização, salvo situação com caráter excecional aceite pela direção da prova.

7.2. Serão eliminados os jogadores que derem duas faltas de comparência.

 

8. Critério de desempate

O sistema de desempate será o previsto no Regulamento de Competições e Filiações 2024/2025 da FPX. Regulamento (fpx.pt)

 

9. Direção e arbitragem

O diretor de prova é Mário Oliveira e os árbitros serão nomeados oportunamente.

 

10. Comité de Apelo

10.1 Das decisões da equipa de arbitragem que tenham implicações diretas no decurso da competição, o atleta ou representante do seu clube terá direito a recurso para o Comité de Apelo (a nomear antes do início da competição).

10.2 Constituição do Comité de Apelo: Diretor do Torneio; dois representantes dos dois clubes mais representativos em número de atletas que sejam filiados na FPX e dois suplentes.

 10.3. Das decisões do Comité de Apelo não há direito a recurso.

 

11. Disposições finais

11.1. À Organização reserva-se o direito de admissão.

11.2. A inscrição e participação presumem a aceitação expressa das disposições contidas no presente regulamento; dos regulamentos da FPX e da FIDE no que aplicáveis.

11.3. Os jogadores devem comparecer na sala de jogo, com indumentária adequada ao evento, e ter um comportamento correto e desportivo durante a competição.

11.4. Os participantes autorizam a Organização a utilizar os dados pessoais proporcionados, assim como as fotos ou vídeos, para a sua divulgação na Internet e meios de comunicação social.

11.5. Tudo o que não estiver previsto neste regulamento será resolvido através da aplicação dos regulamentos da FPX e da FIDE. Quaisquer situações que, ainda assim, subsistam, serão resolvidas pela direção do torneio. 

Guimarães, 2 de maio de 2025


2025/05/04

MCCXIV

 Mário Oliveira: Educador português distinguido pela FIDE como “Educator of the Year”



A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) reconheceu o contributo do Professor Mário Oliveira para a promoção do xadrez enquanto ferramenta educativa.

No âmbito das comemorações do centenário da instituição, a FIDE atribuiu a Mário Oliveira um Certificado de Reconhecimento pela sua nomeação como FIDE 100 Educator of the Year. Importa salientar que Mário Oliveira foi o único educador português a integrar esta restrita lista internacional de nomeados, o que reforça o prestígio e a relevância do trabalho que tem vindo a desenvolver no xadrez escolar e federado em Portugal.

Esta distinção internacional destacou o trabalho realizado ao longo de duas décadas, nomeadamente nas Escolas Didáxis – Vale S. Cosme (2003/2004-2018/2019), Didáxis – Riba de Ave (2013/2014-2023/2024) e no Colégio do Ave (2016/2017-2023/2024), na valorização do xadrez como instrumento pedagógico e pelo impacto positivo junto das comunidades escolares.

A entrega deste prémio decorreu no passado dia 4 de maio, em Vila Nova de Famalicão, integrada na cerimónia de encerramento do Campeonato Nacional Feminino e do Torneio de Xadrez 50 anos da Didáxis. A distinção foi entregue pelo Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross, em representação da FIDE.

Na mensagem oficial, a FIDE sublinhou “o contributo do Professor Mário Oliveira para o avanço do xadrez enquanto ferramenta educativa, bem como o impacto contínuo na vida de estudantes, famílias e comunidades escolares”.

Para Mário Oliveira, esta distinção representa “um importante incentivo para continuar a promover o xadrez como instrumento de desenvolvimento cognitivo, social e emocional junto de crianças e jovens, enriquecendo as suas competências e capacidade de concentração, com um impacto duradouro na sua educação e desenvolvimento social”.

O professor fez ainda questão de agradecer o voto de confiança das instituições escolares Didáxis e Colégio do Ave, que lhe permitiram integrar o jogo de xadrez enquanto instrumento pedagógico transversal, incorporando a sua prática na sala de aula e em atividades extracurriculares, articulando-a com áreas como a Matemática e a Educação para a Cidadania.

MCCXIII

 Mestre FIDE Gustavo Ribeiro festeja nos 50 anos da Didáxis

CX A2D domina nos escalões jovens


O jovem Mestre FIDE Gustavo Ribeiro (CA Téssera) confirmou o seu estatuto de favorito e venceu o Torneio do 50.º Aniversário da Didáxis, competição realizada nos Serviços Educativos do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, coorganizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e pelo Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D). Este torneio de partidas clássicas decorreu em paralelo com o Campeonato Nacional Feminino, reunindo alguns dos melhores jovens valores do xadrez nacional.



A competição integrou-se nas celebrações do cinquentenário da Didáxis e constituiu um importante momento de consolidação técnica e competitiva, aliando a vertente formativa à competição de elevado nível.




Gustavo Ribeiro, atual vencedor do Torneio de Mestres 2024/25, liderou os 32 participantes e terminou isolado no topo da classificação com 5 pontos, superando por meio ponto Adriano Macedo (CCC Barcelos) e Carlos Andrade (CR Estarreja), que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.


O CX A2D destacou-se como o clube mais representado na prova, com 16 atletas em competição, e dominou as classificações individuais por escalões, conquistando três títulos:

  • Francisco Duarte Silva (Sub-10)
  • Miguel Oliveira (Sub-12)
  • José António Ramos (Sub-14)

Destaque ainda para Tomás Almeida e Matias Montenegro (CX Efanor), vencedores nos escalões Sub-08 e Sub-16, respetivamente. O CA Téssera arrecadou também dois títulos através de Gustavo Ribeiro (Sub-18) e Pedro Sousa (Sub-20). Nos escalões de veteranos, João Kobill (CCC Barcelos) venceu em +50 e António Gonçalves (GX Porto) foi o melhor em +65.


A cerimónia de encerramento contou com a presença do árbitro Carlos Dias, da Direção da A2D, Carla Costa e Francisco Carvalho, do presidente da FPX, Dominic Cross, e de Pedro Oliveira, vereador do Associativismo, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Mais informações:
Resultados oficiais
Notícia FPX

MCCXII

CAMPEONATO NACIONAL FEMININO 2025

Inês Silva no Top 5 em Famalicão na vertente Clássicas




Decorreu entre os dias 1 e 4 de maio o XLVI Campeonato Nacional Feminino, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis.

A Casa do Território de Famalicão recebeu 25 jogadoras que disputaram o título nacional, numa competição que se realizou, pelo terceiro ano consecutivo, na cidade famalicense. Todas as partidas foram transmitidas online, através da plataforma Lichess, totalizando 28 horas de jogo repletas de emoções, decididas muitas vezes no último segundo de cada relógio. As duas primeiras mesas tiveram transmissão em direto, com acompanhamento da comunidade xadrezística via Youtube e Twitch, nas contas oficiais da FPX.





O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D) esteve representado por duas atletas: a Mestre FIDE Feminina Inês Silva, campeã nacional em título, e a estreante Rosa Dias. Inês Silva manteve-se na luta pela revalidação do título até à última sessão, mas acabou por ceder perante a jovem russa radicada em Portugal Veronika Ryabukhina (GX Alekhine), classificando-se, assim, num meritório 5.º lugarRosa Dias classificou-se em 23.º lugar e deu excelentes indicações para o futuro nas partidas que disputou.

Veronika Ryabukhina terminou isolada na frente no Campeonato Nacional Feminino 2024/25. Contudo, como o título nacional é atribuído a uma atleta de nacionalidade portuguesa, a grande vencedora foi a Mestre FIDE Camila Avelino (ADRC Mata de Benfica), que inscreveu, desta forma, pela primeira vez o seu nome na galeria de campeãs nacionais.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do árbitro Carlos Dias, da presidente da A2D, Carla Costa, do presidente da FPX, Dominic Cross, e de Pedro Oliveira, vereador do Associativismo, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Mais informações:
Resultados oficiais
Notícia FPX