MCCXXXVII
X TORNEIO DE RÁPIDAS DE XADREZ COM MÚSICA
Jorge Ferreira sagra-se vencedor com nota artística
Inês Silva vence prémio feminino
No passado dia 30 de dezembro, o Colégio do Ave foi palco do X Torneio de Rápidas de Xadrez com Música (TRXM), um evento de referência que alia o rigor competitivo do xadrez à expressividade da música, numa experiência cultural e desportiva única.
A prova contou com a participação de 86 atletas, sendo disputada em 7 rondas, no sistema suíço, com partidas a contar para o rating FIDE, no ritmo blitz (3 minutos por jogador, com acréscimo de 2 segundos por lance).
De carácter pioneiro em Portugal, o TRXM distingue-se, desde a sua criação, pela integração de momentos musicais ao vivo, com concertos de guitarra clássica e piano, criando um ambiente singular e diferenciador. A edição de 2025 reforçou a sua dimensão internacional, reunindo atletas provenientes de seis países - Angola, Arménia, Argentina, Brasil, Sérvia e Portugal - entre os quais sete Mestres titulados, elevando significativamente o nível competitivo.
Com um prize-money global de 600 euros, o torneio foi organizado pelo Clube RIBACHESS, em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães, a Freguesia de Creixomil, a CV Music, as empresas António Salgado e Peixoto Rodrigues, a Associação 3M e a Associação de Pais do Colégio do Ave, contando ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e da Associação de Xadrez do Distrito do Porto.
A direção da prova esteve a cargo do Professor Mário Oliveira, responsável pelo Clube RIBACHESS, com direção musical de Nuno Cachada. A arbitragem foi assegurada pelo Árbitro FIDE Vitorino Ferreira, coadjuvado pelos Árbitros FIDE António Cardoso e pelos Árbitros Nacionais Carlos Dias e Ivo Dias.
Resultados em destaque
O CX A2D fez-se representar por uma delegação de 9 atletas e estiveram em evidência Luís Romano, capitão do CX A2D, que se classificou em 5.º lugar absoluto (5,5 pontos em 7 jogos) e a Mestre FIDE feminina Inês Silva que se posicionou em 9.º lugar (5 pontos em 7 jogos) alcançando, também, o 1.º lugar feminino (50 euros de prémio monetário).
O grande vencedor foi o Grande Mestre português Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira), atual número um nacional, que terminou a prova invicto, com 6,5 pontos em 7 partidas, conquistando o prémio principal de 250 euros. Este é o segundo triunfo do GM Jorge Ferreira no TRXM (2023 e 2025), depois de ter vencido a oitava edição.
Entre os veteranos, destacaram-se:
• +50 anos: GM Aleksa Strikovic (GD Dias Ferreira) – 50 euros de prémio monetário
• +65 anos: José Monteiroda (Juventude Curiosa) – 50 euros de prémio monetário
Vencedores por escalão etário
• Sub-08: Maria Francisca Fonseca (Xadrez Efanor)
• Sub-10: José Eduardo Fernandes (RIBACHESS)
• Sub-12: Bernardo Beijoco (Xadrez Efanor)
• Sub-14: José António Ramos (RIBACHESS)
• Sub-16: Tomás Costa (Xadrez Efanor)
• Sub-18: Iakov Avdeev (CX Escola João de Meira)
• Sub-20: Mestre FIDE Gustavo Ribeiro (EP Gaia)
Nota artística e cultural
Ao longo do torneio, o público foi brindado com atuações musicais de elevado nível artístico, protagonizadas por Manuel Ramos, Daniel Agzamov, Mariana Oliveira, António Simão Guedes e Guilherme Vicente, na guitarra clássica, alunos do Conservatório de Guimarães e da Escola de Música Óscar da Silva, bem como por Maria Rui Machado, ao piano, aluna do Colégio do Ave, reforçando a identidade cultural do evento e a ligação entre arte e pensamento estratégico.
A cerimónia de encerramento contou com a presença de diversas entidades, entre as quais o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Alberto Martins, Carlos Veloso (CV Music), Carlos Tadeu (Empresa António Salgado), Nuno Cachada (Associação 3M), Isabel Sousa (Presidente da APEE do Colégio do Ave), Mário Oliveira (RIBACHESS), Carlos Dias (Arbitragem) e a Direção Titular do Grupo Ribadouro representada por Manuel Pinheiro e Paulo Malheiro.
O X TRXM foi unanimemente reconhecido como um evento de excelência, consolidando-se como uma referência nacional e internacional na promoção conjunta do xadrez, da música e do desenvolvimento integral do ser humano.
Fotografia: Colégio do Ave (www.colegiodoave.com)
🔗 Mais informações e classificações completas:

























0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home