2026/01/24

MCCXLII

 XXXVI Campeonato Nacional Semirrápidas por Equipas

CX A2D TOP-25 NACIONAL







O Clube de Xadrez A2D participou no 36.º Campeonato Nacional Semirrápidas por Equipas, que decorreu no passado dia 25 de janeiro, na Marinha Grande, nas instalações do Sport Operário Marinhense. O evento, que também celebrou o 35.º Torneio de Xadrez Memorial Dr. José Vareda, reuniu 144 equipas e 793 jogadores, incluindo 45 mestres titulados de 31 países!

Com oito rondas disputadas em partidas de 10 minutos, mais 5 segundos por lance, esta competição nacional proporciona, ano após ano, momentos de emoção e combatividade em cada jogo disputado seguindo o lema: “ambição no resultado, integridade em cada lance”.



O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, composta exclusivamente por atletas portugueses, conquistou um honroso 24.º lugar, superando as expectativas ao começar como 37.ª cabeça de série. Ao alcançar 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas a equipa somou 18 pontos, afirmando-se como uma referência no panorama nacional.

Os representantes foram:

1.º Tabuleiro: Carlos Novais (Capitão)

2.º Tabuleiro: Diogo Lopes

3.º Tabuleiro: Artur Lemos

4.º Tabuleiro: Vítor Carvalho

Com um percurso 100% vitorioso, o Estrelas S. João de Brito A conquistou o título nacional de semirrápidas. Este foi o segundo título consecutivo da equipa lisboeta, que já faz parte da galeria dos notáveis no historial da competição, com três campeonatos no currículo. Com uma equipa formada por Platon Galperin (GM Suécia), Egor Bogdanov (GM, Ucrânia), Vladisdlav Larkin (MI, Ucrânia) e Ruben Pereira (MI, Portugal), o Estrelas S. João de Brito A não deu hipóteses aos adversários, ganhando as oito jornadas da prova sempre por larga margem.

Na semana em que celebrou 99 anos de existência, a Federação Portuguesa de Xadrez contou com a presença de Diniz Cayolla Ribeiro que apresentou, no auditório do Sport Operário Marinhense,  o livro de sua autoria “Gambitos da Imaginação: O xadrez como ferramenta para pensar”. Este livro apresenta o jogo de xadrez como metáfora e ferramenta para pensar. A ideia parte do conceito de gambito no xadrez (uma jogada audaciosa em que se abdica de algo para ganhar posições), aplicando-o para refletir sobre temas diversos como psicologia, arte, antropologia, filosofia e tecnologia. O livro é constituído por 64 textos independentes (como as casas do tabuleiro), que podem ser lidos isoladamente ou em conjunto, permitindo múltiplas leituras e possíveis cruzamentos de ideias.


Próximos Desafios

31/01/2026 – CN II Divisão 2025/2026; CN III Divisão 2025/2026; CD Equipas 2025/2026;

VITÓRIA SC B vs CX A2D A 

GX 113 vs CX A2D B 

AX JUVENTUDE CURIOSA B vs CX A2D C

01/02/2026, 15h – Taça de Portugal 2025/2026

CX A2D B vs  GX PORTO B

CX A2D A vs VITÓRIA SC B


Mais informações:

https://fpx.pt/site/nacional/noticias/noticia/24-01-2026/estrelas-com-brilho-maximo-nas-semi-rapidas

https://s1.chess-results.com/tnr1304080.aspx?lan=10&art=0&rd=8&SNode=S0

https://s1.chess-results.com/tnr1323473.aspx?lan=10&art=2&SNode=S0

https://s2.chess-results.com/tnr1299700.aspx?lan=10&art=0&SNode=S0

https://s3.chess-results.com/tnr1268227.aspx?lan=10&art=0&SNode=S0