2026/01/04

MCCXXXIX

 I TORNEIO DE CLÁSSICAS RIBACHESS

Fernando Silva sagra-se grande vencedor

Rúben Costa vence 1.º lugar Sub-18

Gil Costa vence 1.º lugar Sub-20





O I Torneio de Clássicas RIBACHESS realizou-se no Colégio do Ave, em Guimarães, nos dias 27 e 28 de dezembro de 2025, sendo organizado pelo recém-criado clube RIBACHESS e contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Guimarães, Empresa Peixoto Rodrigues e da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave.

O torneio foi homologado para ELO FIDE de clássicas, teve a direção de Mário Oliveira, professor responsável pelo Clube RIBACHESS, e contou com a arbitragem do Mestre Nacional de Xadrez Ivo Dias.



Esta competição reuniu 24 atletas, com prize-money de 50 euros, e constituiu uma oportunidade singular para vários jovens jogadores se estrearem na vertente de partidas lentas, fundamental para o desenvolvimento do raciocínio estratégico e da capacidade de tomada de decisão. O torneio foi disputado em sistema suíço de 5 sessões, com partidas de 60 minutos mais 30 segundos de acréscimo por lance, por jogador.

O CX A2D fez-se representar por 8 atletas e o grande destaque foi o atleta famalicense Fernando Silva (CX A2D) que se sagrou o grande vencedor da prova e alcançou uma performance invicta, somando quatro vitórias e apenas um empate.


O evento contou com a presença do atual Campeão Nacional Sub-20, Pedro Sousa (CA Téssera), cabeça de série número um, que se posicionou em 3.º lugar com três vitórias e dois empates. Com a mesma pontuação, mas melhor coeficiente de desempate, o jovem arménio Arno Avdalyan (AX Juventude Curiosa) alcançou o segundo lugar.

Rita Gonçalves (RIBACHESS) garantiu o 1.º lugar feminino, com 2 pontos, terminando na 18.ª posição da classificação absoluta.



Os vencedores por escalões foram:

  • Sub-10: José Eduardo Fernandes (RIBACHESS)
  • Sub-12: Mateus Teixeira (GD Clã do Norte)
  • Sub-14: José António Ramos (RIBACHESS)
  • Sub-16: Arno Avdalyan (AX Juventude Curiosa)
  • Sub-18: Rúben Costa (CX A2D)
  • Sub-20: Gil Costa (CX A2D)
  • +50: Artur Lemos (CX A2D)
  • +65: Eduardo Viana (CX A2D)

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa, que destacou a forte dimensão intergeracional do torneio, evidenciando uma das grandes vantagens da prática do xadrez: a capacidade de unir diferentes idades num mesmo espaço competitivo e formativo, promovendo o respeito mútuo, o pensamento crítico, a concentração e o desenvolvimento intelectual e social dos seus praticantes.

 





























Fotografia: Colégio do Ave (www.colegiodoave.com)

Mais informações disponíveis em:

https://s1.chess-results.com/tnr1321415.aspx?lan=10&art=1&rd=5&fed=POR&SNode=S0