2022/10/28

MLXXVI

 Atletas do CX A2D convocados para a Seleção nacional

Mariana e Inês Silva representaram Portugal na Semana Catalã

João Pedro Afonso convocado para o Campeonato Europeu de Jovens

É com orgulho e particular satisfação que o Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis viu três atletas serem convocados pela Federação Portuguesa de Xadrez para representar o país em duas competições internacionais.


Depois de uma época 2021-2022 auspiciosa, revelando uma subida de 262 pontos de elo FIDE, ter alcançado o Top-5 Nacional Sub-16 e sagrar-se Campeão Nacional Amador, João Pedro Afonso vai marcar presença no Campeonato Europeu Sub-16 de Xadrez ao serviço da Seleção Nacional Portuguesa na Turquia, em Antalya, entre os dias 5 a 15 de novembro.

As irmãs Mariana e Inês Silva, depois representarem Portugal nas Olimpíadas de Xadrez na India, em  Chennai, no passado mês de agosto, voltaram a vestir as cores da Seleção Nacional Feminina Sénior na Semana Catalã de Desportos entre os dias 21 e 24 de outubro.

No âmbito de mais uma participação internacional, a jovem Mestre famalicense Inês Silva, foi homenageada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o diploma Woman FIDE Master (WFM) atribuído pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), após a excelente performance alcançada nas Olimpíadas de Xadrez 2022.

Assim sendo, Portugal esteve representado a quatro tabuleiros na Semana Catalã de Desportos pela Seleção Nacional Feminina de Xadrez, que participou num Quadrangular com as Seleções da Catalunha, de Valência e um Combinado Internacional e terminou num honroso terceiro lugar, quando à partida era 4.ª cabeça de série. A capitã da Seleção foi a Mestre famalicense Mariana Silva, atual Campeã Nacional Sénior, que liderou a equipa no 1.º tabuleiro. O 2.º, 3.º e 4.º tabuleiros foram ocupados pela WIM Jussara Chaves, WFM Inês Silva e Raquel Duque. A Semana Catalã de Desportos contou com a participação de mais de dois mil atletas, nas 32 modalidades envolvidas no certame.


Mais informações:

https://fpx.pt/site/internacional/noticias/noticia/23-10-2022/selecao-feminina-foi-terceira-na-semana-catala

https://fpx.pt/site/public/uploads/pdf/Comunicado-Selecao-jovens-turquia.pdf