2022/09/26

MLXXIII

 II Taça Clubes Formadores FPX

CX A2D TOP 5 NACIONAL


Após duas épocas de interregno, motivado pela pandemia da Covid-19, a II Taça Nacional dos Clubes Formadores da Federação Portuguesa de Xadrez regressou aos tabuleiros e fez disputar no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho três torneios, divididos em escalões etários.

Esta competição nacional, a par da Taça Nacional de Associações, marcou o fecho do calendário federativo da época 2021/2022.

A Federação Portuguesa de Xadrez reconheceu nesta época desportiva 41 Clubes Formadores de jovens valores xadrezísticos que foram convidados a participar pela segunda vez enquadrando o Xadrez como uma relevante ferramenta pedagógica no desenvolvimento das capacidades dos jovens, desde o intelectual ao social e ético.



O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis foi o único clube formador que representou o distrito de Braga e fez-se representar com duas equipas totalizando a participação de 8 atletas no Torneio Sub08-Sub-10 e no Torneio Sub16-Sub20. Neste evento xadrezístico estiveram reunidas três gerações da formação do xadrez famalicense, pois ainda contou com a participação da equipa A na Final da Taça Nacional das Associações.

O Chefe da Delegação foi Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e os resultados obtidos pelo jovem clube famalicense foram prometedores.








A equipa Sub08-Sub10 classificou-se num promissor em 5.º lugar e foi representada por José António Ramos (Capitão), Henrique Fernandes, Miguel Oliveira e Marco Silva.




A equipa Sub16-Sub20 classificou-se em 9.º lugar e foi representada por José João Pinto (Capitão), Simão Cardoso, José Nuno Carvalho e Duarte Abreu.

As equipas vencedoras foram EX Porto/Colégio Efanor (Sub08-Sub10), AR Telheiras (Sub12-Sub14) e CCR Corvos do Lis (Sub16-Sub20).

 

Mais informações

https://chess-results.com/tnr675367.aspx?lan=10&art=0

https://chess-results.com/tnr675370.aspx?lan=10&art=0

https://fpx.pt/site/nacional/noticias/noticia/25-09-2022/titulos-divididos-nos-clubes-formadores