2017/03/26

DCCCXXIX

XXXIX TAÇA DE PORTUGAL DE XADREZ
Clube Xadrez A2D tomba gigantes vence atual detentor do troféu

Decorreu no passado fim-de-semana os 1/16 avos de Final da Taça de Portugal de Xadrez. O Clube de Xadrez A2D estava representado com 3 equipas e em cada um dos encontros previam-se emoções fortes até ao cair da seta do relógio…
As equipas B e C não foram felizes e as equipas adversárias fizeram valer o seu favoritismo ao vencerem por 3-1 as jovens equipas famalicenses. O CX A2D C visitou a EX Porto A e foi representada por Vítor Carvalho (Capitão), José Santos, Simão Barroso e Carlos Daniel Sampaio. O CX A2D B jogou em casa e a equipa foi constituída por Mariana Silva, João Romano (Capitão), Bruno Ribeiro e Inês Silva, com arbitragem a cargo de Rui Pedro Gomes.

O grande jogo desta eliminatória estava reservado para a equipa A do CX A2D que jogou, também, em casa com a equipa matosinhense GD Dias Ferreira, atual detentora do troféu (tricampeonato) e atual Vice-Campeão Nacional Equipas da I Divisão!... Mais uma vez a jovem equipa famalicense voltou a escrever mais uma bela página na sua história depois de vencer por 3-1 de forma esclarecedora! 


A vitória começou a “ser desenhada” no 4º tabuleiro por Adriano Macedo e no 2º tabuleiro o Capitão MN Bruno Gomes não resistiu ao favoritismo do MI Cubano Arian Gonzalez. No 3º tabuleiro o MN Ivo Dias surpreendeu o MI André Sousa, nº 6 do ranking nacional absoluto, e venceu de forma convincente, colocando a decisão do resultado final no 1º tabuleiro… 

O MF Luís Silva defrontou o MI Jorge Ferreira, nº1 do ranking nacional absoluto, e não tremeu levando de vencida o seu jogo em que controlou todas as fases da partida (abertura, meio-jogo e final) carimbando, assim, a vitória da sua equipa de forma convincente!





Os 1/8 de Final desta emblemática competição escaquística decorrerão no próximo dia 25 de maio.

Mais informações: