2017/03/26

DCCCXXVIII

FINAL DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ 
DIDÁXIS ENEACAMPEÃO POR EQUIPAS
A Escola Básica de Pedome foi palco da FINAL DISTRITAL ESCOLAR do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2016/2017, no passado dia 25 de março, contando com a participação de 10 Escolas do Distrito de Braga, num total de 63 jovens alunos xadrezistas dos escalões Iniciados e Juvenis.
Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez da Escola Básica de Pedome e contou com o apoio da Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro Local de Desporto Escolar -Braga.
A arbitragem e direção da prova foi chefiada pelo professor António Silva e os restantes professores responsáveis de cada uma das Escolas foram árbitros auxiliares.
De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, refletindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objetivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
Na Final Juvenil, foi com satisfação que a Didáxis-Vale S. Cosme conseguiu conquistar o nono título coletivo distrital escolar juvenil! Para a concretização deste feito notável na vertente escolar do “jogo das 64 casas” contribuíram decisivamente as prestações individuais dos 5 alunos melhores classificados: Simão Cunha, Simão Barroso e Carlos Azevedo (4º lugar absoluto ex-aqueo; 4,5 pontos), Gil Jorge e Miguel Jorge (8º lugar absoluto ex-aqueo; 4 pontos). Em 2º e 3º lugares classificaram-se as Escolas Básicas de Manhente (Barcelos) e João de Meira (Guimarães), respetivamente. Desta forma, o Clube Escolar de Xadrez da Didáxis far-se-á representar no próximo dia 27 de abril, em Chaves, na Final Regional Escolar, competição coletiva e individual, face aos excelentes resultados obtidos! 

O grande vencedor individual absoluto foi o aluno barcelense Gonçalo Martins (Colégio Didálvi) com uma performance invicta (6,5 pontos em 7 possíveis) e Ana Beatriz Ribeiro (Escola EB 2,3 João de Meira; 4,5 pontos) foi a vencedora na categoria feminina.
Na Final Iniciados o grande vencedor absoluto foi Tomás Monteiro (Escola EB 2,3 João de Meira; 4,5 pontos) e a Escola EB 2,3 João de Meira, venceu o título coletivo com um total de 24,5 pontos. Alice Machado Oliveira foi a vencedora na categoria feminina (Agrupamento Escolas D. Sancho I; 5,5 pontos). O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis fez-se representar apenas por Pedro Vieira Carvalho que alcançou uma prestação meritória ao posicionar-se em 12º lugar ex-aqueo conquistando 4 pontos em 7 possíveis.
No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.
Mais informações: