2017/03/05

DCCCXXII

CAMPEONATO DISTRITAL DE JOVENS DE XADREZ
Simão Barroso Bicampeão Distrital Sub-16
Mariana Silva Campeão Distrital Sub-20
José Santos Campeão Distrital Sub-14
Inês Silva Campeã Distrital Sub-16
Terminou no passado dia 27 de fevereiro as Finais Distritais de Jovens de Xadrez Federado 2017 que decorreram nas instalações da Didáxis-Vale S. Cosme. Esta competição envolveu 50 participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 e foi arbitrada por Carlos Dias, Presidente da AXDB, e a direção de prova esteve a cargo de Mário Oliveira, professor responsável do CX A2D.

 

O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis (CX A2D) fez-se representar por 16 atletas e foi com grande satisfação e regozijo que o Clube de Xadrez da A2D viu Simão Barroso (CX A2D) dar continuidade ao excelente momento de forma que atravessa ao conquistar o bicampeonato distrital jovem: Bicampeão Distrital Sub-16! Desta forma, o jovem atleta famalicense surpreendeu a sua colega de equipa, Inês Silva (CX A2D), que conquistou o Vice-Título Distrital Sub-16, para além do título distrital feminino Sub-16. O último lugar do pódio foi assegurado por Bruno Mendes (CX Escola EB 2,3 João de Meira).

 

A WCM Mariana Silva (CX A2D) não deu qualquer hipótese à concorrência e conquistou os títulos absoluto e feminino no escalão Sub-20. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se mais dois atletas do CX A2D, Andreia Mendes e Duarte Costa, respetivamente.

 

No escalão Sub-14, José Santos (CX A2D) conquistou o seu sexto título distrital de jovens de forma categórica (2 títulos Sub-08, 2 títulos de Sub-10, 1 título Sub-12 e 1 título Sub-14) e confirmou-se, desta forma, como uma referência no xadrez jovem distrital. Em 2º e 3º lugares classificaram-se dois atletas do CX Escola EB 2,3 João de Meira: Tomás Monteiro e Orlando Ribeiro, respetivamente. Pedro Vieira de Carvalho (CX A2D) ficou a escasso meio ponto do pódio absoluto e classificou-se em 4º lugar ex-aqueo. Maksym Yavorenko (CX A2D) não foi feliz nesta competição e teve de desistir da prova por motivos alheios à sua vontade.

 

No escalão Sub-18, Carlos Azevedo (CX A2D) obteve o mesmo número de pontos que o Campeão Gonçalo Martins (AX Barcelos), mas não foi feliz nos critérios de desempate. O 3º lugar foi ocupado por Gil Jorge (CX A2D) que constituiu uma agradável surpresa, conquistando elo FIDE de lentas. O CX A2D fez-se representar por mais 4 atletas: Miguel Jorge (4º), Phoenix Campos (5º), Vasco Araújo (6º) e Ricardo Chaves (7º).

 


No escalão Sub-12, Carlos Daniel Sampaio (CX A2D) ficou a escasso meio ponto do título que foi conquistado por Pedro Gil (CP Ronfe). O CX A2D fez-se ainda representar, neste escalão, por João Emanuel Silva, mas ao perder na última sessão deixou fugir por pouco o 3º lugar do pódio absoluto que foi ocupado por Henrique Guimarães (CX Escola EB 2,3 João de Meira).

 

Os restantes campões distritais foram Lucas Silva (CP Ronfe, Sub-08) e João Pedro Mendes (CP Ronfe, Sub-10).

 

Em jeito de conclusão, os atletas do CX A2D conquistaram o título distrital jovem absoluto nas categorias Sub-14,16 e 20. Estes resultados mostram uma continuação do domínio no Xadrez Distrital Jovem por parte do CX A2D a par do CP Ronfe com três títulos distritais absolutos de jovens conquistados nas categorias Sub-08, 10 e 12.

 

Mais informações:


http://www.chess-results.com/tnr265381.aspx?lan=1&art=1&fed=POR&wi=821